Em 1963 integrou, inicialmente, o Quarteto à capella «Aspirante do Ritmo», interpretando canções tradicionais angolanas e do Duo Ouro Negro, Portuguesas e dos Conchas, além do cancioneiro anglófono. Em 1966 iniciou-se como vocalista no conjunto vocal e instrumental «The Rhythm Boys», de Benguela, Angola, tendo atuado como atração no Festival da Canção de Angola, nesse ano. Formou o Duo «The Brothers», apresentando no seu repertório músicas dos Beatles. Em 1970 apresentou, pela primeira vez, com o Grupo Gémeos VI, uma canção com letra e música de sua autoria «Mãos Negras», no Festival Yé-Yé do Rádio Clube do Lobito, Angola. Em 1983 esteve no programa da RTP1 «O Foguete», com a canção original « Funileiro». No ano 1991 foi membro da Sociedade Portuguesa de Autores. Em 2001 integrou o Grupo Coral do Ateneu Artístico Vilafranquense, de Vila Franca de Xira, dirigido por Edgar Saramago. Em 2007 licenciou-se em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa. Em 2012 foi Musicoterapeuta com o grupo de adultos em IPSS, até início da pandemia. No mesmo ano fez o Mestrado em Musicoterapia, na Universidade Lusíada de Lisboa, com Estágio na Unidade para o Tratamento e Reabilitação Alcoológica - UTRA, no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa Júlio de Matos. Em 2013 foi Musicoterapeuta com Grupo de adultos em IPSS e privado, em Lar, com adulta pós AVC, até Março de 2020. Em 2014, 2015 e 2016 foi orador nos 2º,3º e 4º Seminários Internacionais de Jazz Y Musicoterapia, com os temas « Musicoterapia Recreativa e Improvisação com Adultos em Unidade de Reabilitação Alcoológica; canções, contos, mitos e transferência em Musicoterapia e Musicoterapia Clínica- Interrogações sobre o Espectro do Autismo, organizados pela Casa Baubo- Escuela Internacional de Música Y Musicoterapia, Santiago de Compostela, Espanha. Também em 2016 co - editou o livro «Canções da Adolescência ». Em 2017 participou, musicalmente, no lançamento do livro «Amor e Morte em Verso», de Magnólia Santos. Em 2019 foi convidado para os programas da RTP1 «Aqui Portugal»; da RTP África «Bem Vindos» e do Porto Canal «Alô Ricardo». Apresentou o CD «Caiá d'Assis», ao vivo , no Centro Cultural de Carnide e no Auditório Carlos Paredes, em Benfica. Em 2020 apresentou o álbum musical «Caiá d'Assis», na Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras e no Museu da Fábrica da Póvoa de Barcarena, Oeiras. Em 2023 participou no Programa da KURIAKOS TV, Manhãs na TV e, em 2024, editou o segundo livro «TODA UMA VIDA», em Lisboa.
Quem quiser falar com José Assis pode ligar, a partir das 10 horas, para o telefone da Rádio do Concelho de Mafra, 261 817 206.
Para ouvir o programa na região de Mafra/Lisboa, deve sintonizar o 105.6 FM e no resto do país e estrangeiro através do link https://www.radios.pt/page_id=819&=687