segunda-feira, 29 de março de 2010


SARAH CATARINO FALA DA PÁSCOA NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Sarah Catarino, conferencista Internacional, é a convidada da edição 957 do programa «Disto é que eu Gosto», de 3 de Abril.
A apresentadora do programa de rádio « Mulheres de Esperança», que também é transmitido na RCM, é casada, tem dois filhos e duas netas. É líder da organização Algow Internacional e tem sido convidada para proferir várias palestras para mulheres, em vários países do mundo.
Recentemente lançou o seu primeiro livro intitulado « Esperança para a Alma», com reflexões sobre temas do dia a dia.
Mulher sensível às necessidades dos outros, conhecedora da Bíblia, tem também uma página na Internet onde escreve o que lhe vai na alma...
A partir das 9 horas Sarah Catarino irá falar do significado da festa litúrgica da Páscoa e, também, sobre a gastronomia própria desta quadra festiva, de Norte a Sul de Portugal.
Os dois telefones do estúdio da RCM, 261 817 205 e 261 817 206, estarão disponíveis para os ouvintes que queiram enviar mensagens para familiares, amigos e instituições ou que pretendam colocar qualquer questão a Sarah Catarino.

terça-feira, 23 de março de 2010


FADISTA MARIA DE LURDES BRÁS NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

A convidada da edição 956 do programa «Disto é que eu Gosto», de 27 de Março, é a fadista Maria de Lurdes Brás.
A artista nasceu no Alentejo e veio cedo para Almada onde ainda reside.
O gosto pela poesia começa logo nos bancos da escola e, mais tarde, surge a paixão pelo fado quando ouviu cantar Fernando Farinha, que passa a ser o seu ídolo.
Sonha ser profissional, no entanto, por razões familiares, que não viam com bons olhos ter na família uma fadista ( com o argumento que a vida artística era só para homens), o seu sonho fica adiado, mas vai continuando a fazer poesia.
Certo dia, já casada, numa noite de fados, há um amigo que, sabendo do seu amor pelo fado, insiste para que cante, o que aconteceu, tendo sido estrondosamente aplaudida e incitada a continuar.
Não mais parou e, como a poesia também fazia parte do seu ser, continuou a escrever e a cantar poemas da sua autoria.
Entrou em concursos de poesia onde recebeu alguns prémios, destacando-se na Feira Popular de Lisboa, no concurso de fado que ali se realizava, onde ganhou o prémio da «MELHOR LETRA», nos anos de 1994 e 1995.
Já lá vão muitos anos a cantar o fado, mas apesar de ter carteira profissional, considera-se uma amadora, pois sente-se bem cantando onde quer e quando quer.
A partir das 9 horas irá falar, no «Disto é que eu Gosto», da sua vida artística e divulgará o seu mais recente trabalho discográfico.
Como é costume estarão disponíveis os telefones do estúdio da RCM 261 817 205 e 261 817 206 para quem quiser conversar com a popular fadista alentejana.

segunda-feira, 15 de março de 2010


FADISTA PEDRO VILAR NA RCM

O fadista Pedro Vilar é o convidado da edição 955 do programa «Disto é que eu Gosto», de 20 de Março.
O artista, que nasceu em Alcains, tem um novo trabalho com poemas de Ary dos Santos, Manuel Alegre e David Mourão Ferreira.
O novo CD, que tem o título genérico de «MINHA VIDA - MEUS FADOS», inclui o tema «Quando eu era pequenino» e conta com a colaboração de Maria Mendes, com sons de adufe.
Pedro Vilar deixou de trabalhar em casas de fado desde 1996 e, durante seis anos, foi produtor.
Quem quiser conversar com o fadista Pedro Vilar poderá fazê-lo desde que utilize um dos telefones do estúdio da RCM 261 817 205 e 261 817 206.

segunda-feira, 8 de março de 2010


GRUPO BANZA NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

«O Grupo Banza», formado em 1981, é o convidado da edição 954 do «Disto é que eu Gosto», de 13 de Março.
A música do grupo tem uma incidência no folclore alentejano devido à origem dos seus elementos.
Cantam como quem reza e tangendo guitarras e bandolins, à mistura com o acordeão, têm calcorreado o país numa constante transumância
galgando, muitas vezes, fronteiras para levar aos emigrantes as mais bonitas modas de tradição alentejana. Actuaram na Suécia, Bélgica, Tunísia, Suiça, Canadá, bem como nos Açores e Madeira.
Já tiveram várias presenças na RTP1 , RTP2 e TVI.
O Grupo é constituido por Joaquim Banza, na voz e bandolim;Vítor Godinho, voz e baixo;Isidro Vieira e António Farinha, voz; José Rita, no acordeão; António Jacob, voz e guitarra e, também, João Soares voz,guitarras, cavaquinhos, arranjos e direcção musical.
Tem cinco álbuns: o de 1994 «VAMOS TODOS AO RIO GUADIANA»; 2001 - «MINHA TERRA MEU ENCANTO»; 2004 «AÇORDA ALENTEJANA»; 2006 - «25 ANOS» e, finalmente, em 2009 «O ENSOPADO DE BORREGO», cujos 12 temas vão ser divulgados, das 9 às 11 horas, na RCM.
Quem quiser conversar com alguns elementos do «GRUPO BANZA» poderá fazê-lo, durante o programa, através dos dois telefones da RCM 261 817 205 e 261 817 206.