Na edição 1.704, de 5 de outubro, do programa «Disto é que eu Gosto», da Rádio do Concelho de Mafra, vamos falar da Banda Zimbro.
O Zimbro nasceu em julho de 1989, formado por um núcleo de Beirões da Serra da Estrela, residentes em Fernão Ferro - Seixal.
Com o intuito de demonstrar, que a música beirã, tão desprezada e ignorada, é afinal rica e variada, fonte de alegria e prazer, rica de pessoas e de ideias diversas, que criaram uma unidade nova, que sem esquecerem o passado, constroem o futuro.
Em 1990, a Banda grava o «APITA O COMBÓIO» que atinge o auge do sucesso e torna-se o maior êxito da música popular portuguesa. Esse delírio espalhou-se pelo Mundo. Nunca mais parou. Ainda hoje é um tema obrigatório em todas as festas.
O Zimbro corre o Mundo, cria viras e malhões, marchas, fados e saias. Não cai no Pimba e, quando se aproxima do Rock, trava e regressa às origens. Os êxitos são muitos; os principais integram o duplo Álbum dos 30 Anos, com 30 temas.
Em parceria com Mário Gil, cria a canção «APITA O COMBÓIO PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL» a que junta mais 20 canções.
Ao completar 35 anos, o Zimbro mostra-se cada vez mais apaixonado pelo que é nosso. O orgulhoso de ser Português, dignifica a nossa cultura e dá o contributo para a Cultura Universal e lança pela mão do País Real o seu CD comemorativo «ÊXITOS DA MÚSICA PORTUGUESA» que vai ser divulgado na edição de hoje do «Disto é que eu Gosto».
Quem quiser falar com o elemento da Banda, José Luís, pode ligar, a partir das 10 horas, para o telefone da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 206.
Para ouvir o programa, na região de Mafra/Lisboa, deve sintonizar o 105.6 FM e no resto do país e estrangeiro, através do link https://www.radios.pt/?page_id=819&=687