terça-feira, 29 de dezembro de 2020

FADISTA JOÃO FARINHA NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

O fadista João Farinha é o convidado da edição 1.508, de 2 de janeiro, do programa «Disto é que eu Gosto», da Rádio do Concelho de Mafra.

O fado de Coimbra corre-lhe nas veias. O encontro aconteceu, muito cedo, por via familiar. Com o pai, João Farinha entrou, ainda menino, no mundo fascinante do fado de Coimbra, privando com alguns dos nomes maiores da canção coimbrã  da segunda metade do século XX. Foi um amor que ficou, para a vida, que voltou a acender-se numa centelha luminosa e perene assim que vestiu o traje negro de estudante da mais antiga universidade portuguesa.

João Farinha apresenta-se cantor e compositor de corpo inteiro, assumindo a paixão sem limites pelo fado de Coimbra e a singularidade de lhe evocar as raízes, levando-as mais longe e fazendo com que germinem num tempo que é novo e pleno de desafios.

O seu novo disco de originais, com o título «SOLTO», apresenta 11 temas em que desbrava novos caminhos para uma música que é (ainda) fado: através da fusão com outros instrumentos. Neste álbum juntam-se a João Farinha (voz); as guitarras de Hugo Gamboias e Diogo Passos, o baixo de Ricardo Melo, a percussão de Quiné Teles e instrumentos como o ukulele e a guitarra elétrica.

Quem quiser falar com o fadista ou enviar mensagens de Ano Novo para familiares, amigos e Instituições, pode ligar para o telefone da RCM            261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https: //www.rcmafra.pt


segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

DUETO « OS TERYLENE NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Na edição 1507, de 26 de dezembro, do programa «Disto é que eu Gosto», vai ser divulgado o dueto « Os Terylene» que acabam de lançar o Cd «MAS QUE FEIA TÃO BONITA», com dez temas clássicos de música portuguesa.

Os Terylene são Francisco Ferro (voz) e Rui Correia (guitarra), músicos de palco, que acreditam que nada é mais triunfante do que construir uma canção simples.

O primeiro álbum do dueto é um corolário de uma história que começa a escrever-se  em 2006.  Muitos palcos depois, o dueto faz uma seleção dos seus autores preferidos. É uma homenagem aos grandes artesãos do portuguese songbook, letristas, músicos de primeira linha e poetas de fibra.

Quem quiser falar com os músicos ou enviar mensagens de Ano Novo para familiares, amigos ou instituições, pode ligar para o telefone da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt


 

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

PADRE LEITÃO DOS SANTOS NO «DISTO É QUE EU GOSTO» PARA EXPLICAR O QUE É O NATAL

O Padre António Joaquim Leitão dos Santos que nasceu, na Achada, Freguesia de Mafra, em 15 de fevereiro de 1940, vai falar do Natal, na edição 1506, de 19 de dezembro, do programa «Disto é que eu Gosto».

Quando tinha 14 anos de idade entrou na Escola Apostólica  de S. José, em Felgueiras, no Seminário dos Padres Vicentinos. Em 1959 ingressou no Seminário Interno de S. Vicente de Paulo, na Vila de Mafra,


onde fez o noviciado.

No dia 15 de agosto de 1967, em Fátima, foi ordenado Presbítero pelo Cardeal Patriarca Dom Manuel Gonçalves Cerejeira.

A sua Missa Nova foi celebrada, na Basílica do Palácio Nacional de Mafra, no dia 27 de agosto de 1967.

A partir das 10 horas o Padre Leitão dos Santos irá falar do significado religioso do Natal, dos costumes e da gastronomia própria desta quadra festiva.

Quem quiser conversar com o sacerdote ou enviar mensagens para familiares, amigos ou instituições poderá utilizar o telefone 261 817 206 da Rádio do Concelho de Mafra.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt

 

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

CANTOR ANTÓNIO PINTO BASTO NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Na edição 1505, do programa «Disto é que eu Gosto», de 12 de dezembro, vai falar do seu novo álbum «ELÉTRICO 28» o cantor António Pinto Basto.

O popular fadista nasceu a 6 de maio de 1952, em Évora, no Alentejo, tendo cedo demonstrado o grande gosto pela música, em particular pelos cantos tradicionais e fado, começando a cantar, ainda na adolescência, em festas particulares.

Em 1970 iniciou a sua carreira tendo cantado, também, no estrangeiro com destaque para os Estados Unidos da América, Brasil, Espanha, França e Angola, sempre com assinalável sucesso.

 No final de 1993 a sua editora lança o Cd «OS GRANDES SUCESSOS DE ANTÓNIO PINTO BASTO», que é uma compilação das anteriores três edições.

  Em 2020, ao completar 50 anos de carreira, houve o lançamento do Cd intitulado «ELÉTRICO 28», editado pela World Music Records, cujos temas poderá ouvir, no próximo sábado, na RCM, das 10 às 11 horas.

Quem quiser falar com o cantor pode ligar para o telefone da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https:www.rcmafra.pt


  


terça-feira, 1 de dezembro de 2020

BANDA IRIS NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

,



A banda Iris que foi criada  em 1979,por quatro amigos que tocavam em bailes na Vila da Fuzeta, no Algarve, vai ser divulgada na edição 1504, do programa «Disto é que eu Gosto», de 5 de dezembro.

Após várias modificações na estrutura da banda, apenas em 1994, surgiu aquela que seria a sua principal formação original.

Em 1995 editaram o álbum «VÃO DAR BANHÓ CÃO» tendo a banda sido galardoada com um Disco de Ouro.

A banda em 2019 celebrou o 40º aniversário no concerto da 38ª Concentração de Faro e no ano do 25º aniversário do Cd, os Iris e a World Music Records comemoram o lançamento do icónico álbum «VÃO DAR BANHÓ CÃO» com uma nova masterização e arranjos em 2020.

A resiliência do Domingos Caetano, em lidar e resistir à pressão dos tempos, decide convidar e integrar de novo junto do Carlos Guerreiro (teclas) e do Flávio Henriques (guitarra), os 2 elementos da formação original da banda de 1995, Chico Mesquita no baixo e Thierry Guerreiro, na bateria, para grande deleite dos fãs da banda.

Quem quiser falar com os músicos da banda pode ligar para o telefone da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https: // www.rcmafra.pt



terça-feira, 24 de novembro de 2020

CANTOR RUBEN PORTINHA NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

O cantor Ruben Portinha, que nasceu em Sintra, no dia 8 de novembro de 1987, irá falar do seu novo trabalho discográfico, na edição 1503, do programa «Disto é que eu Gosto», de 28 de novembro.

Foi na Abrunheira (Sintra) que o Ruben cantou ao vivo, pela primeira vez, em 27 de janeiro de 2007.

Em 2009, com Sérgio Trigo e Lisa Botelho, criou a Lua Acústica, um  projeto que misturava originais e versões, em português e inglês, revestidos por guitarras acústicas, percussões e vozes.

O Ruben integrou, em 2014, o programa « A NOSSA VOZ», uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude, em parceria com o Programa Escolhas e a Associação Mais Cidadania.

Lançou em 2017 o álbum de estreia «REALIDADE» e em 2020 surge o segundo disco de originais com o título «TINHA DE ARRISCAR», com doze temas que poderá ouvir, no próximo sábado, das 10 às 11 horas.

Quem quiser falar com o Ruben Portinha pode ligar para o telefone da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt


segunda-feira, 16 de novembro de 2020

GRUPO «TALEGO» NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Na edição 1502, de 21 de novembro, do programa «Disto é que eu Gosto», vai ser divulgado o Grupo «TALEGO» de música portuguesa.

O «TALEGO» é um projeto que transporta consigo um vasto repertório de modas do cancioneiro  popular. 

Formado por três músicos, João Sousa, João Nunes  e Gabriel Costa, que transportam para o «TALEGO» as suas mais variadas influências musicais e com a contribuição de instrumentos musicais como a viola campaniça, a guitarra, viola baixo, percussões tradicionais e vozes que fazem do «TALEGO» uma nova abordagem ao cante popular.

Quem quiser falar com os músicos do grupo pode ligar para o telefone da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt


terça-feira, 10 de novembro de 2020

ACORDEONISTA MÁRIO MELO NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

No dia 14 de novembro, na edição 1501, do programa «Disto é que eu Gosto», Mário Melo irá falar da sua vida artística.

O Mário nasceu cego, no dia 21 de janeiro de 1957, em Frossos, no Concelho de Albergaria- a - Velha, no distrito de Aveiro. Tinha uns olhos perfeitos, por isso, a sua avó só se apercebeu da sua cegueira aos catorze meses  de idade.

Em 1964 entrou para um colégio e aos 8 anos, ao ouvir o som do piano, resolveu comprar um acordeão, mas isso só se concretizou quando tinha 14 anos de idade.

Na década de 80 começou a tocar em Ranchos Folclóricos e, atualmente, colabora no Rancho Folclórico Malmequeres de Campinho - Albergaria-a-Velha.

Trabalha em Fermentelos - Águeda onde anima as tardes de baile com o seu acordeão.

Em 2017 gravou um cd intitulado « OS BONS AMIGOS - HOMENAGENS », com 14 temas cantados por si e pelo seu amigo Francisco Ramos.

Quem quiser falar com o Mário Melo pode ligar para o telefone da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 206.  

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt


 

terça-feira, 3 de novembro de 2020

GRUPO DE CONCERTINAS FOLES E CANTORIAS DE SANTA CLARA NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Na edição 1.500 do programa «Disto é que eu Gosto», de 7 de novembro, a partir das 10 horas, Vítor Pereira irá falar do Grupo de Concertinas Foles e Cantorias de Santa Clara, de Coimbra.

O Grupo, que está inserido na Alcancemelodias - Associação de Concertinas, sediada no lugar de Bordalo, freguesia de Santa Clara (Coimbra),


surge no desenvolvimento de um projeto de vários amigos, ao pretenderem iniciar uma escola para a aprendizagem e formação de tocadores de concertina e também um grupo de música Popular e Tradicional Portuguesa, com o objetivo da sua promoção.

Foi constituído, em 24 de novembro de 2015, tendo como prioridade a divulgação da cultura Coimbrã.

Apesar da sua curta existência tem várias presenças em Festas e Romarias, Festivais de Tocadores de Concertina, em Instituições de Solidariedade Social, colaborando com as Autarquias Locais, quando para tal é solicitado. Organiza, anualmente, o Encontro Distrital de Concertinas, que teve a 4ª edição no ano transato, na cidade de Coimbra, mais propriamente na Praça 8 de Maio.   De salientar que, excetuando algumas músicas tradicionais, todas as outras, originais e populares, são arranjos do próprio Grupo para a sua interpretação em concertina.

No final do ano de 2019 gravou o seu primeiro cd que intitulou «ECOS DE SANTA CLARA»e que vai ser divulgado na Rádio do Concelho de Mafra.

Quem quiser falar com o Vítor Pereira pode ligar para o telefone da RCM 261 817206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt

terça-feira, 27 de outubro de 2020

TONI S E BANDA TRAPOS & FARRAPOS NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Na edição 1499, do programa «Disto é que eu Gosto», de 31 de outubro, a partir das 10 horas, Toni S irá falar da sua Banda Trapos & Farrapos».

A Banda, que existe desde  2014, tem seis músicos e pertence ao Concelho de Vila Nova de Poiares, Distrito de Coimbra.

Em 2017 foi lançado o primeiro álbum com o nome de «Trapos & Farrapos».

O projeto foi criado por Toni S que possui uma já larga carreira com experiência em espetáculos ao vivo e participações junto dos meios de comunicação social.

Em 2020 o Cd «TONI S E A SUA BANDA TRAPOS & FARRAPOS - ZUMBÁBÁ» vai ser divulgado, no programa da RCM, com destaque para os temas «Bebo para não chorar», «Coração sem dinheiro», «Cumplicidade» e « Apaixonado».

Quem quiser falar com o Toni S pode ligar para o telefone da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt


terça-feira, 20 de outubro de 2020

«LÁZARO & JORGE NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Na edição 1478, do programa «Disto é que eu Gosto», de 24 de outubro, a partir das 10 horas, irão falar da vida artística os músicos Lázaro & Jorge.

António Lázaro, acordeonista, com 35 anos de carreira, foi nos anos 90  um dos principais acordeonistas de Portugal com muitas cassetes e cd's gravados com temas de sua autoria.

José Jorge, vocalista e teclista, com 16 anos de carreira, no ciclo das danceterias e bailes populares.

Amigos de longa data, no início de 2020 resolvem criar a dupla Lázaro & Jorge.

A aceitação pela parte do público foi muito boa logo de início e a afluência aos eventos musicais tocados e cantados ao vivo não podia ter sido melhor.

Lázaro & Jorge acabam de lançar o cd intitulado  «LEVAR A VIDA A RIR», com 12 temas originais que vão ser divulgados na Rádio do Concelho de Mafra.

Quem quiser falar com os dois artistas pode ligar para o telefone da RCM  261 817 206.                                                                                                                

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt



 

terça-feira, 13 de outubro de 2020

NO «DISTO É QUE EU GOSTO» A 5ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DO POLVO DA ERICEIRA

Na edição 1497, do programa «Disto é que eu Gosto», de 17 de outubro, irão falar da 5ª edição do Festival do Polvo da Ericeira, Filipe  Abreu, Presidente da Junta da Freguesia da Ericeira; Isabel Oliveira, Diretora do Jornal da Ericeira; Margarida Fortunato, do Restaurante Santa Tasca; Luis Rodrigues, do Restaurante Toca do Caboz e João Esteves, do Restaurante Makai'i.

O evento, que vai decorrer de 16 a 25 de outubro, conta com a organização de empresários da restauração e do jornal «O Ericeira», com o apoio da Câmara Municipal de Mafra e Junta da Freguesia da Ericeira.

Dadas as diretrizes da Direção-Geral de Saúde cada restaurante tem as respetivas condições de afastamento, higiene e desinfeção oficial.

Os menus especiais com polvo são da responsabilidade de cada restaurante.

Os restaurantes participantes colocarão um autocolante no passaporte que pode adquirir nos próprios restaurantes ou no Balcão do Turismo da Ericeira e terá um souvenir para recordar uma ou várias refeições do 5º Festival do Polvo.

O famoso polvo da costa da Ericeira, que tem um paladar específico, já alcançou fama internacional.

Nos domingos 18 e 25 de outubro a Orquestra de Percussão de Mafra ou a antiga Academia do Bombo vão desfilar, a partir da Igreja de São Pedro, pelas ruas da Ericeira, bombando e anunciando o Festival.

Quem quiser saber algo mais, sobre o Festival do Polvo, pode ligar para o telefone 261 817 206 da Rádio do Concelho de Mafra.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt


segunda-feira, 5 de outubro de 2020

NOVAMENTE NO «DISTO É QUE EU GOSTO» O FADISTA VALENTIM MATIAS

No dia 12 de outubro de 1991 teve início, na Rádio do Concelho de Mafra, o programa «Disto é que eu Gosto». Será na edição 1496, do próximo sábado, 10 de outubro, que vamos assinalar o 29º aniversário do programa mais antigo da RCM, tendo como convidado, via telefone, o fadista Valentim Carvalho Matias, que já esteve no programa no dia 17 de agosto de 2019. O fadista nasceu no dia 25 de outubro de 1942, em Vila Nova de S. Pedro no concelho de Azambuja. Em 1961, com 18 anos de idade, foi residir para o Cadaval, tendo iniciado a sua vida profissional como empregado do comércio. Nos anos oitenta começou a cantar, acompanhado de guitarra e viola, tendo formado o Grupo «OS AMANTES DO FADO». Em 1989 foi eleito Presidente da Câmara Municipal do Cadaval. Escreveu vários temas musicais para teatro de revista amador. Quando se reformou voltou às lides fadistas tendo atuado, por todo o país, incluindo as Regiões Autónomas e em programas de televisão. No estrangeiro esteve nos Estados Unidos da América, França e Suíça. Durante a sua participação no programa vamos divulgar os seus fados e poemas. Quem quiser falar com o artista pode ligar, a partir das 9 horas, para o telefone 261 817 206 da Rádio do Concelho de Mafra. Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https:www.rcmafra.pt

terça-feira, 29 de setembro de 2020

«FARRA MINHOTA» NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

No próximo sábado, dia 3 de outubro, na edição 1495, do programa «Disto é que eu Gosto», vai ser entrevistado, pelo telefone, um músico da «Farra Minhota». A atividade artística do grupo é baseada na apresentação de um repertório constituido por música popular e tradicional portuguesa e por cantigas à desgarrada. A FARRA MINHOTA, com músicos de vários concelhos dos distritos de Viana do Castelo e Braga, é composta por concertinas, guitarra, viola baixo, cavaquinho, bateria e percussões, viola Burguesa, violino, flauta transversal e flautim, abordando temas musicais tradicionais com arranjos próprios e temas originais de cariz popular. Este ano lançaram o novo disco, pela Editora País Real, com o título «CHEGOU A FARRA»,composto por dez temas tradicionais/populares que estão a surpreender o público com a genialidade e originalidade que marca o percurso do grupo. Quem quiser falar com um músico pode ligar para o telefone 261 817 206 da Rádio do Concelho de Mafra. Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt

terça-feira, 22 de setembro de 2020

«IRMÃOS CARDOSO» VÃO ESTAR NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Na edição 1494, do programa «Disto é que eu Gosto», de 26 de Setembro, serão entrevistados, pelo telefone, os dois jovens irmãos de Ponte de Lima, Jorge e Milton. «Irmãos Cardoso», como são conhecidos, iniciaram a sua atividade musical no ano de 2007, sendo o seu reportório constituído por músicas populares e desgarradas. Com apenas duas concertinas já faziam a festa e punham toda a gente a dançar. No ano 2009 lançaram o seu primeiro trabalho discográfico título «FESTAS DA MINHA TERRA» e fizeram a sua primeira visita ao estrangeiro a Londres. No ano seguinte os seus espetáculos já eram acompanhados com banda, num total de nove elementos em palco. O segundo trabalho surgiu em 2011 com o título «Vamos à Festa», com oito temas originais e foram cantar para a Suíça e França. Em 2013 apareceu o terceiro trabalho discográfico intitulado «Vamos partir tudo», com dez temas originais. No ano 2018 gravaram CD com o titulo «Fim-de-semana chegou» editado pela Produtora Pais Real. Quem quiser falar com os irmãos Jorge e Milton Cardoso pode ligar para o telefone 261 817 206 da Rádio do Concelho de Mafra. Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt

terça-feira, 15 de setembro de 2020

O DUO OPSOM NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Na edição 1493, do programa «Disto é que eu Gosto», de 19 de setembro, vão ser entrevistados, pelo telefone, Hugo Castro e Tiago Cortez, dois cantores, de origem minhota, que formaram o Duo OPSOM.

Hugo Castro, natural de Deocriste, Viana do Castelo, desde muito cedo começou a cantar. Iniciou-se no grupo coral infantil, ao qual esteve ligado durante vários anos. Mais tarde abraçou um projeto de realização de karaoke em bares, cafés, discotecas e festas particulares. Esta foi a rampa de lançamento para os OPSOM porque nesta jornada conheceu Tiago Cortez, filho da freguesia de Areias - S. Vicente (Barcelos) e foi um autodidata na área da formação musical. Também se iniciou neste mundo no coro da sua freguesia. Devido à sua capacidade vocal, participou em vários concursos musicais locais, tendo alcançado excelentes resultados. Tem tido um papel fulcral na logística, desenvolvimento e crescimento dos serviços prestados pela empresa OPSOM ANIMAÇÕES. Hugo Castro e Tiago Cortez, dois apaixonados pelos palcos e pelos grandes espetáculos, decidiram dedicar-se, cada vez mais, ao contato direto com o público e começaram a ter grande projeção neste género de animações, mas sempre interpretando temas de outros artistas.

A vontade de alcançar novos feitos, de evoluir e diversificar os projetos realizados, até à data, fez com que decidissem lançar um trabalho discográfico de originais. O sucesso alcançado até ao momento nos mais variados tipos de animações faz com que o nome OPSOM se eleve e seja largamente divulgado e requisitado.

Chegados a 2020, ano de comemoração dos 20 anos de parceria, união e carreira musical, decidiram editar o primeiro CD - «COMEÇA A FESTA» - um trabalho com a etiqueta da editora PAÍS REAL.

Quem quiser falar com Hugo Castro e Tiago Cortez pode ligar para o telefone 261 817 206 da Rádio do Concelho de Mafra.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

NUNES FORTE E NUNO ANDRÉ NO «DISTO É QUE EU GOSTO»PARA DIVULGAR O LIVRO SOBRE O PAPA JOÃO XXI

Na edição 1492, do programa «Disto é que eu Gosto», de 12 de setembro, Nunes Forte e Nuno André vão divulgar o livro «JOÃO XXI - DA HISTÓRIA AO TRIBUTO».

Nunes Forte irá explicar que o seu livro, subintitulado «DA HISTÓRIA AO TRIBUTO», conta o essencial de Pedro Julião, também conhecido como Pedro Hispano, quando começou a desenvolver atividades além fronteiras até se sentar na cadeira de Pedro, como João XXI, embora devesse ter sido designado por João XXI, como refere uma gravura antiga incluída no livro, a par de um documento do arquivo histórico de D. João VI, onde é sublinhada a importância para Mafra do Priorado de Pedro Julião, sediado na Igreja de Santo André.

O Prefácio deste novo livro, tem coordenação e revisão cientifica de Nuno André, que também coordenou a «QUARENTENA EM FAMÍLIA».

Quem quiser falar com Nunes Forte e Nuno André pode ligar para o telefone 261 817 206 da Rádio do Concelho de Mafra.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS DE ACORDEÃO JOSÉ CLÁUDIO E CATARINA BRILHA NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Na edição 1491, do programa «Disto é que eu Gosto», de 5 de setembro, vão ser entrevistados, pelo telefone, professores e alunos das Escolas de Acordeão de José Cláudio e Catarina Brilha.

As escolas estão localizadas, na zona centro de Portugal, nomeadamente em Alenquer (Carregado), Torres Vedras (na cidade e em Carvoeira), Rio Maior (Asseiceira), Ansião (Santiago da Guarda) e Sertã.

O ensino do acordeão e concertina é realizado em aulas individuais com métodos de aprendizagem personalizados. Alunos de todas as idades podem inscrever-se nas aulas e diversas atividades que cada escola promove, tais como: Festivais e Galas de Acordeão, Workshops e atividades de enriquecimento musical.

Aulas online tem sido uma ferramenta muito utilizada atualmente para o ensino e prática do acordeão e concertina.

Cada escola disponibiliza: acordeão e acessórios para as aulas; há aulas de grupo para alunos jovens e seniores, bem como  formação para grupos de concertina.

A Escola de Acordeão, da Sertã, iniciou a sua atividade em 2007.  No 22º Troféu Nacional de Acordeão, em Alcobaça, em 2017, o jovem Vasco Miguel consagrou-se Campeão Nacional e Internacional a nível Juvenil Varieté e a aluna Patrícia Farinha com o Prémio Vitorino Matono. O jovem David Antunes conseguiu um segundo prémio a nível Sénior Varieté. Em 2016 e 2018 Patrícia Farinha alcançou a primeira classificação do nível mais elevado no Concurso de Acordeão de Santiago da Guarda.

Quem quiser falar com José Cláudio, Catarina Brilha e alguns alunos pode ligar para o telefone 261 817 206 da Rádio do Concelho de Mafra.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt 

terça-feira, 25 de agosto de 2020

NO «DISTO É QUE EU GOSTO» O CASAL DE ACORDEONISTAS CATARINA BRILHA E JOSÉ CLÁUDIO

No dia 29 de agosto, na edição 1490, do programa «Disto é que eu Gosto», vão ser entrevistados, pelo telefone, os acordeonistas José Cláudio e Catarina Brilha.

José Cláudio casou com a Catarina Brilha, no dia 25 de maio de 2019, sendo ambos fundadores de Escolas de Acordeão.

Quando tinha 4 anos o José Cláudio despertou o gosto pela música, com uma concertina, mas para tirar melhor proveito decidiu mudar para o acordeão aos 11 anos de idade.

Participou em espetáculos em Portugal e no estrangeiro com digressões pela Alemanha e Espanha. Frequentou o Conservatório de Música de Coimbra e venceu os Concursos de Santiago da Guarda (Ansião) em 2001 e 2002, da Silveirinha Grande ( Figueira da Foz) em 2002 e gravou quatro trabalhos discográficos. Completou o Curso de Professores de Educação Musical do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Coimbra. Organiza espetáculos de acordeão e leciona aulas particulares de acordeão.

Catarina Brilha é natural do Concelho de Alenquer, iniciou o estudo do acordeão com o professor Aníbal Freire e posteriormente com Raul Pancadares. Os seus estudos musicais foram aprofundados no Instituto de Música Vitorino Matono com o professor Joaquim Raposo na vertente de acordeão. Concluiu a licenciatura em Música na Escola Superior de Educação de Coimbra e atualmente frequenta o Mestrado de Ensino de Educação Musical no Ensino Básico.

Durante os seus estudos tem participado em inúmeros eventos de acordeão, desde festivais, concursos, galas, rádios e programas televisivos. De todas as participações em concursos foram vários os prémios alcançados, destacando, em 2006, uma primeira classificação em Santiago da Guarda (Ansião). Editou o seu primeiro trabalho discográfico intitulado «MINHAS PÉROLAS». Em 2009 foi solista da Filarmónica Olhalvense e em 2013 representou o Município da Sertã na FITUR em Madrid.

Atualmente leciona aulas de acordeão em diversos locais como: Alenquer, Carvoeira, Torres Vedras e Sertã.

Quem quiser falar com o casal de acordeonistas pode ligar para o telefone 261 817 206 da Rádio do Concelho de Mafra.

Para ouvir o programa , em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt  

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

CARLOS QUINTELA DE OLIVEIRA E O SEU LIVRO «O VIZINHO DA CAMA DO LADO» E OUTRAS ESTÓRIAS DE HOSPITAL

Na edição 1489, do programa «Disto é que eu Gosto», de 22 de agosto, Carlos Quintela de Oliveira, que nasceu em 24 de agosto de 1966, vai ser entrevistado, pelo telefone, para falar do seu livro «O VIZINHO DA CAMA DO LADO E OUTRAS ESTÓRIAS DE HOSPITAL».

Carlos Quintela é filho de Joaquim de Oliveira, antigo motorista do Presidente da Câmara Municipal de Mafra e de Arménia Teodoro Quintela de Oliveira.

Na Escola Secundária de Mafra foi Presidente da Associação de Estudantes durante dois anos. Após concluir o 12º ano foi trabalhar para a Escola de Condução onde permaneceu durante cinco anos.

Em meados de 2015 perdeu a visão devido a uma doença grave na tiróide. No final de 2017 criou Trilhos e Lendas uma empresa de turbos turísticos centrada em Mafra e que mostrava aquilo que normalmente os turistas não conhecem.

Em abril de 2019 sofreu um acidente, que o levou para o hospital, dando origem ao livro « O VIZINHO DA CAMA DO LADO E OUTRAS ESTÓRIAS DE HOSPITAL». Nessa altura acabou por fechar a empresa de turismo.

No próximo sábado, das 11 às 13 horas, o autor estará a autografar o livro, na Papelaria 77, mesmo em frente do Palácio Nacional de Mafra.

Quem quiser falar com o Carlos Quintela de Oliveira pode ligar para o telefone 261 817 206 da Rádio do Concelho de Mafra.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt

terça-feira, 11 de agosto de 2020

CANTOR E COMPOSITOR ARMINDO RIBEIRO NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

O cantor, teclista e compositor Armindo Ribeiro, que nasceu em S. Pedro de Rates, Portugal, vai ser entrevistado, pelo telefone, em 15 de agosto, na  edição 1488, do programa «Disto é que eu Gosto».

O Armindo vive desde os  9 anos de idade na Alemanha e com o seu talento musical, revelado desde cedo, desenvolve um interesse por tudo o que tem teclas, recebendo, eventualmente, lições de órgão, piano e acordeão. Fez as suas primeiras experiências  de canto na igreja, mais tarde tocou o harmónio e o órgão da igreja durante as missas de uma missão portuguesa na Renânia do Norte - Vestefália. Aos 13 anos de idade, juntamente com a sua irmã Anabela Ribeiro e com a ajuda do seu pai funda o Grupo Folclórico « Ritmo Popular» formado por dez jovens, especializando-se em canções populares portuguesas, mas foi trocando a música tradicional por bandas de pop-rock e de jazz.

Em meados dos anos noventa o Armindo Ribeiro mudou-se para o Sarre para estudar, mas como viajante entre os mundos da música, continuou a sua carreira em numerosos projetos de bandas, incluindo estilos de latim, soul, pop e até rock progressivo. Também trabalhou como compositor e produtor em alguns projetos de estúdio. Em 2005 voltou às suas raízes portuguesas e fundou, de novo com a sua irmã Anabela, o septeto «SINA NOSSA» com o qual foram construindo ao longo dos anos uma carreira nível nacional, com três álbuns editados, com concertos em toda a Alemanha e sendo vencedor do concurso de World Music Creole NRW 2013.

Quem quiser falar com o Armindo Ribeiro pode ligar para o telefone 261 817 206 da Rádio do Concelho de Mafra.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt

terça-feira, 4 de agosto de 2020

JOVEM ACORDEONISTA SANTIAGO MARQUES NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

O acordeonista Santiago Rafael Afonso Pires Marques que nasceu, em 2007, em Coimbra e que partilha a data do seu nascimento com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, em 12 de dezembro, vai ser entrevistado, pelo telefone, na edição 1487, do programa «Disto é que eu Gosto», de 8 de agosto.

A novela «Água do Mar» que trazia, todos os dias, a sua casa a imagem de uma academia de música, trouxe-lhe o desejo de tocar numa guitarra aos 4 anos. A magia da música aos 5 anos entrou na sua vida. Nessa altura iniciou aulas de música numa escola particular, instrumento que ainda hoje pratica e estuda. O desejo de aprender música era enorme, por isso, surgiu-lhe a ideia de frequentar o Conservatório de Música em Coimbra.

A guitarra era o seu caminho, mas foi o acordeão que escolheu, aos 7 anos, quando entrou no Conservatório pois, nesse ano, não abriu o curso de guitarra. A frase « O acordeão faz uma festa inteira» determinou o seu caminho.

As audições no Conservatório, desde o início, aproximaram-no do palco. Há três anos surgiram os concursos de acordeão. A estreia foi em Santarém. Os óculos coloridos de Renzo Rogeri, por momentos, distraíram-no, com uma vontade de rir, tendo uma classificação pouco desejada. Aprendeu que em concurso só pode existir ele e o acordeão. A seguir, no concurso de Alcobaça, obteve o 3º lugar perante um júri constituído por João Barradas e o Alexandrer Dimitriéve.  No ano seguinte foi a Santarém, onde venceu, sendo convidado para a fase final do Troféu Mundial de Acordeão.

Tem um Cd intitulado «Acordeão Santiago Marques», com 11 temas, que vão ser divulgados, durante a entrevista, a partir das 10 horas.

Quem quiser falar com o jovem acordeonista pode ligar para o telefone 261 817 206 da Rádio do Concelho de Mafra.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt

quarta-feira, 29 de julho de 2020

CANTOR NELSON COSTA NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

O cantor Nelson Costa que nasceu em 1991, na região do Minho, mais precisamente no Concelho de Ponte da Barca, vai ser entrevistado, pelo telefone, na edição 1486, do programa «Disto é que eu Gosto», de 1 de agosto.

O Nelson iniciou a sua carreira artística com a influência do pai, participando em ranchos folclóricos, na região de Paris, que o levaram a começar a tocar concertina com apenas três anos de idade.   Com 11 anos realizou o seu primeiro trabalho intitulado «Mais Novo Tocador do Alto Minho», sendo incentivado pelo seu pai a seguir uma carreira musical.

O seu nome começou a ser divulgado recebendo pedidos para espetáculos tanto em Portugal como no estrangeiro.

Em relação à sua discografia já são catorze trabalhos lançados, com destaque para «A CONCERTINA VAI TOCAR» um álbum com o qual galardoou o «Disco de Ouro» em 2018.

«A CONCERTINA JÁ CHEGOU» foi lançado também em 2018, pela País Real, que marcou uma fase de crescimento pessoal e profissional do cantor que encantou as entidades portuguesas em França, Suíça, Luxemburgo, Alemanha, Estados Unidos e Canadá.

Quem quiser falar com o Nelson Costa pode ligar para o telefone 261 817 206 da Rádio do Concelho de Mafra.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt

segunda-feira, 20 de julho de 2020

FADISTA JOSÉ GOMES NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

O fadista José Caetano Gomes, que nasceu no dia 9 de julho de 1955, na Freguesia do Estoril, Concelho de Cascais, vai ser entrevistado, pelo telefone, na edição 1485, do programa «Disto é que eu Gosto», de 25 de julho.

Quando tinha 16 anos de idade começou a ir em excursões, pagas pelo organizador, só para cantar.  Aos 18 anos foi cantar o fado no Restaurante Tabuinhas, em Cascais.

Costuma cantar  em coletividades, quando é convidado, mas nunca quis enveredar pelo profissionalismo.

Dedicou-se, também, à poesia tendo um livro editado pela Modocromia.

Sempre que pode vai cantar à Associação Alfredo Marceneiro, Patriarca do Fado, que é dirigida pelo neto Vítor Duarte Marceneiro.

Quem quiser falar com o José Gomes pode ligar para o telefone 261 817 206 da Rádio do Concelho de Mafra.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt

terça-feira, 14 de julho de 2020

ACORDEONISTA E FADISTA ANDRÉ GOMES NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

O acordeonista e fadista André Gomes, que nasceu em 1989, na aldeia de Dona Maria, Freguesia de Almargem do Bispo, Concelho de Sintra, vai ser entrevistado, pelo telefone, na edição 1484, do programa «Disto é que eu Gosto», de 18 de julho.

Desde muito cedo manifestou interesse pela música. De livre vontade, começou a imitar fadistas que via na televisão. De mãos nos bolsos e olhos fechados, cantava nas escadas da sua casa, surpreendendo assim a família, numa demonstração pelo gosto de cantar que se dissipou, apenas para aparecer novamente mais tarde.

Aos oito anos iniciou os seus estudos musicais no acordeão, instrumento que o tem acompanhado até hoje. Lançou um álbum de instrumentais em 2005, com orquestrações feitas por si, com músicas de diversos autores portugueses e estrangeiros. O fascínio pela música levou-o a experimentar de novo o canto.

Com o contínuo aperfeiçoamento, acabou por lançar o seu álbum «INÉDITOS» em 2007, que contém músicas da sua autoria, onde junta a sua voz ao acordeão.

Fez parte de vários grupos musicais, de diversos estilos, incluindo Banda Filarmónica e fez teatro musical amador.

Participou no verão de 2013 no Concurso «O Beato Dá Voz Ao Fado», organizado pela Junta de Freguesia do Beato, em Lisboa, onde alcançou o 1º lugar.

Conseguiu, também, o 1º lugar e prémio de público no Concurso de Fado Amador de Setúbal em 2014.

Em março de 2018 foi o vencedor masculino da Grande Noite do Fado, organizado pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior (Lisboa), cuja final se realizou no Teatro São Luiz.

Em novembro de 2018 foi eleito «Voz Revelação do Ano - masculino», pel'A Voz do Operário, a 2ª Gala de Fado, em parceria com a Música Unida.

Tem já realizado diversas atuações em espaços emblemáticos, como o Teatro Ibérico, Museu do Fado, Convento do Beato, Coliseu dos Recreios, Centro Cultural Olga Cadaval, Varandas dos Armazéns do Chiado, Salão Nobre d' A Voz do Operário e Auditório da Culturgest.

Paralelamente à música é formado pelo Instituto Superior Técnico em Engenharia Mecânica.

Quem quiser falar com o André Gomes pode ligar para o telefone 261 817 206 da Rádio do Concelho de Mafra.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt

 

terça-feira, 7 de julho de 2020

CANTOR CARLOS JULIÃO NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

O cantor Carlos Manuel Alves Julião, que nasceu em 18 de julho de 1957, na Encarnação, Concelho de Mafra, vai ser entrevistado, pelo telefone, na edição 1483, do programa «Disto é que eu Gosto», de 11 de julho.

Julião recorda, com agrado, o dia em que cantou com a grande Amália Rodrigues, em 1982, na cidade de Torres Vedras, bem como os 224 espetáculos realizados no ano de 1989, assim como não esquece o Réveillon do SLB, em 94/95, no Estádio da Luz.

Começou a cantar, profissionalmente, aos 20 anos e passou por grupos musicais nacionais bem conhecidos - nomeadamente na Região Oeste - interpretando música Pop e Rock, bem como Música Popular Portuguesa e Música Latina, sendo esta a que mais continua a seduzi-lo.

Para além de cantor foi Chefe de Produção, Empresário, Comerciante, Professor de Tecnologias do 3º ciclo, no Agrupamento de Escolas de Mafra e Elemento da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Concelho de Mafra.

Julião acredita que com o nível - nacional e internacional - dos músicos e profissionais que o acompanham, quer nos palcos, quer em estúdio, esta é já uma aposta ganha!

Quem quiser conversar com o convidado pode ligar para o telefone do estúdio da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www. rcmafra.pt

terça-feira, 30 de junho de 2020

NO «DISTO É QUE EU GOSTO» A FADISTA SILVIA FILIPE

Na edição 1482, do programa « Disto é que eu Gosto», de 4 de julho, vai ser entrevistada, pelo telefone, a fadista Sílvia Filipe, que nasceu em França, no ano de 1971, mas cedo regressou ao país de origem de seus pais - Portugal - onde fez toda a sua escolaridade, até à licenciatura em ensino.

Com 16 anos de idade entra no mundo da música, participando em diversos eventos de fado e canção.

Em 1989 venceu a Grande Noite do Fado no Coliseu de Lisboa. Nesse mesmo ano foi uma das vencedoras do Concurso da Rádio Renascença « O artista sou eu».

Dois anos mais tarde, interpreta «A minha cidade», um dos temas concorrentes ao Festival RTP da Canção.

Entre 2001 e 2003 torna-se membro de um grupo musical revivalista  dos anos 80, interpretando  canções das «Cocktail».

Em setembro de 2003 edita o seu primeiro trabalho discográfico a solo: «Mar de Fado», no qual interpreta dois  temas com letra de sua autoria: «Mar de Fado» e «Xaile Branco».  Em março de 2006, lança para o mercado o álbum «Canto Serena», no qual interpreta  temas com letra de sua autoria: «Canto Serena», «Clara Identidade» e «Sua Voz». Foi este género musical que a levou a partilhar a sua voz com público estrangeiro, na Holanda, França, Alemanha, Suíça, Grécia, Cabo Verde e Canadá.

Em 2009 torna-se mãe e nasce também o prazer de compor, escrever e interpretar canções para a sua filha, o que resultou na gravação e edição do seu primeiro Livro/CD « Angili e o Guarda-Sonhos», de sua autoria, com ilustrações de Sofia Machado e uma edição de Alfarroba Edições.

Em dezembro de 2019, o tema «Para quê» ( letra: Florbela Espanca/ Música: Ricardo Cruz), é incluído na coletânea « Florbela Espanca - o Fado», de autoria de Samuel Lopes, a propósito do 100º aniversário da morte da poetisa.

Em abril, deste ano, quando o país parava à conta da pandemia do Covid 19, Sílvia Filipe embarca num desafio lançado pelo músico André Santos, de gravar um tema original « A Cor da Saudade» com ( letra e música de Sílvia Filipe e arranjos musicais de André Santos) em plena quarentena.

Quem quiser falar com a fadista pode ligar para o telefone da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt

terça-feira, 23 de junho de 2020

CANTORA LINDA NETO NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Na edição 1481, do programa «Disto é que eu Gosto», de 27 de junho, vai ser entrevistada, pelo telefone, a cantora e compositora Linda Neto, que nasceu numa aldeia perto de Fátima. Em 16 de abril de 2011 já esteve, como convidada, na edição 1011, do «Disto é que eu Gosto».

Desde 2004 que faz as animações em todo Portugal e Comunidades.

A concertina é a sua paixão cheia de novos ritmos quentes e atuais representando uma viragem no contexto musical português.

Desde professora de concertina Linda Neto é fiel às suas raízes e tenta o transmitir nas suas músicas.

Criou a sua empresa em 2007 e desde então tem prezado pela inovação e diferenciação em novas sonoridades instrumentais e no espetáculo ao vivo.

A alegria é contagiante e a animação garantida. O ritmo agrada dos 8 aos 80 e toda a gente quer dar um pé de dança ao som da sua concertina.

Linda surpreende pela forma espontânea e simpática com que interpreta os seus temas, levando ao rubro um público ávido de diversão.

Quem quiser falar com a cantora pode ligar para o telefone da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt

terça-feira, 16 de junho de 2020

NO «DISTO É QUE EU GOSTO« O FADISTA BOAVENTURA FRAZÃO

No próximo sábado, 20 de junho, vai ser entrevistado, pelo telefone, o fadista Boaventura Frazão, na edição 1480, do programa «Disto é que eu Gosto».

Quando tinha 15 anos de idade o padre Américo, seu padrinho do Crisma, escolheu-o para fazer parte de um orfeão tendo participado em vários espetáculos por todo o país.

Foi na tropa que começou a cantar o fado, mas sempre á capela. Foi vocalista do Rancho Folclórico do Livramento, na Freguesia da Azueira, Concelho de Mafra.  Cantou, também, no coro da igreja e participou em muitas noites de fado.

Quem quiser falar com o fadista, que tem 73 anos de idade, pode ligar para o telefone da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt

terça-feira, 9 de junho de 2020

GRUPO DE MÚSICA POPULAR AMIGOS DA GAITA NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Na edição 1479, do programa «Disto é que eu Gosto», de 13 de junho, vai ser entrevistado, pelo telefone, um representante do Grupo de Música Popular Amigos da Gaita, do Concelho de Ansião, Distrito de Leiria.

Tudo começou em 2008, no concelho vizinho de Ferreira do Zêzere, numa brincadeira entre cinco amigos. Em 2012 formaram a associação cultural e musical amigos da gaita, onde nasceu o grupo. Nesse mesmo local deram início a uma escola de aprendizagem do toque da concertina. Passaram pela escola centenas de alunos.  Neste momento o grupo é composto por 12 elementos, com nove concertinas, um bombo, um reco-reco e uma viola.

Consideram o seu reportório muito diversificado, pois, atuam desde músicas tradicionais portuguesas a músicas escritas por eles.

Já realizaram atuações de Norte a Sul do país, incluindo as Ilhas e além-fronteiras nomeadamente a Suíça.

 O Grupo «Os Amigos da Gaita» é muito variado, pois, não só realiza atuações como também missas cantadas e tocadas com concertinas e órgão, bem como em procissões e festas religiosas.

O grupo já participou em vários programas televisivos tais como «Somos Portugal» e «Olhó Baião». Todos os anos, no mês de maio, organizam um encontro de concertinas de diversos concelhos.

Em 2018 conseguiram lançar o seu primeiro Cd que foi um sucesso, tendo sido vendidos 5.000 exemplares.

O grupo realiza, em média, 70 a 80 atuações por ano.

Quem quiser falar com o representante do grupo pode ligar para o telefone da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt

terça-feira, 2 de junho de 2020

CANTOR MIGUEL DE PAIVA NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

O cantor Miguel de Paiva vai ser entrevistado, pelo telefone, na edição 1478, do programa «Disto é que eu Gosto», de 6 de junho.

Nos anos 90 iniciou a sua carreira e gravou quatro álbuns, com videoclipes, que passaram em vários programas nacionais.

Em 2004 foi o ano da consagração. Ele e Nucha foram coroados, pelo público e júri presente, Rei e Rainha da Canção, no Teatro Maria Vitória, no Parque Mayer, entre 12 artistas finalistas de um certame que movimentava o meio discográfico português.

No final do ano 2016 apresenta « A NOITE VAI SER NOSSA » que mostra a nossa Lisboa para o mundo inteiro. O tema é sucesso e dos mais acarinhados pela crítica.

Em 2017 grava o primeiro dueto com a grande voz feminina Manuela Bravo, representante de Portugal na Eurovisão em 1979, com «SOBE SOBE BALÃO SOBE» com o «VOAR NUM BALÃO», que é sucesso de Rádio.

«SÓ SEI SER FELIZ» é, em 2019, o mote para o novo álbum que se chama «FESTA».

Quem quiser falar com o cantor pode ligar para o telefone da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt 

segunda-feira, 25 de maio de 2020

A FADISTA MARIA DE LURDES BRÁS É A CONVIDADA DO «DISTO É QUE EU GOSTO»

A fadista Maria de Lurdes Silva Brás irá ser entrevistada, pelo telefone, na edição 1477, do programa «Disto é que eu Gosto», de 30 de maio.

A artista nasceu  no Alentejo e aos dez anos foi com os pais para Almada onde ainda reside.

O gosto pela poesia começa logo nos bancos da escola e, mais tarde, surge a paixão pelo fado quando ouviu cantar Fernando Farinha, que passa a ser o seu ídolo.

A sua mãe nunca gostou muito dessa sua tendência para o canto, mas ela cantava às escondidas e no trabalho para as colegas.

Um dia, já depois de casada, houve uma noite de fados e o marido levou-a até lá onde um amigo pediu para que cantasse, tendo sido estrondosamente aplaudida e incitada a continuar e até hoje nunca mais parou.

Como  gostava de fazer os seus versos, um dia lembrou-se de escrever uma letra para cantar e quando foi ensaiar a letra disseram-lhe que estava muito bonito, por isso, escreveu outra e outra e começou a cantar as suas letras.

Num concurso de poesia, no Seixal, enviou um poema e obteve uma 1ª menção honrosa em 1990.

Participou na noite de fado no Coliseu em 1990, 1991 e 1993.  Em 1994 recebeu o troféu da melhor letra no concurso de fado da Feira Popular e no ano seguinte uma colega fadista concorre com uma letra sua e conseguiu o troféu da melhor letra.

Em 1997 gravou o seu 1º Cd e em 2000 recebe uma menção honrosa no concurso de poesia na Associação  Manuel da Fonseca em Almada.

No ano 2005 gravou o seu 2º Cd e em 2009 o terceiro para comemorar os 25 anos de fado.

O seu 1º livro « POESIA ALINHAVADA», da Chiado Editora, que foi editado em 2012, é uma sinfonia de versos vagabundos que foi muito bem recebido por todos.

Em 2017 concretizou-se mais um livro de poesia, Lamiré Poético, que é a união poética e musical numa harmonia perfeita.

Os ouvintes, como é costume, podem ligar para o estúdio da Rádio do Concelho de Mafra, através dos telefones 261 817 205 ou 261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt

terça-feira, 19 de maio de 2020

CANTOR JOSÉ REZA NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

O cantor José Reza, que nasceu em Lisboa, vai ser entrevistado, via telefone, na edição 1476, do programa «Disto é que eu Gosto», de 23 de maio.

Os seus primeiros ídolos de infância foram o Zeca Afonso e o Adriano Correia de Oliveira. Aprendeu, muito cedo, a tocar viola para poder cantar as baladas dos seus ídolos.

Em 1970 teve o privilégio de cantar ao lado da Dona Amália Rodrigues na sua primeira participação  televisiva.

Quando a seleção portuguesa de futebol foi disputar o Campeonato da Europa em 1996, o Hino Nacional «A NOSSA SELEÇÃO» foi da sua autoria, tal como o Hino para o «Benfica, Vencer, Vencer».

Em 2009 ganha o Grande Prémio das Marchas de Lisboa com o tema «LISBOA É UMA FESTA», que foi englobado no álbum «CANTIGAS DA MINHA TERRA».

José Reza, em 2020, volta a ganhar a Grande Marcha de Lisboa intitulada «AMÁLIA É LISBOA». A grande marcha é o Hino das Festas da Cidade de Lisboa.

O cantor continua a trabalhar, mesmo durante a crise pandémica, apresentando «Minha Dama», que é o primeiro tema do seu novo álbum.

Os ouvintes, como é costume, podem ligar para o estúdio da Rádio do Concelho de Mafra, através dos telefones 261 817 205 ou 261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt

terça-feira, 12 de maio de 2020

O DUO LUCAS & MATHEUS VAI ESTAR EM DESTAQUE NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Na edição 1474, do programa «Disto é que eu Gosto», de 16 de maio, vai ser entrevistado, via telefone, o duo musical Lucas & Matheus.

A dupla, conhecida como «duo romântico», tem uma carreira de mais de 20 anos com muito sucesso em Portugal. Eles cresceram a ouvir o pai e o tio a cantar música Sertaneja. Mais tarde, estes dois artistas, de alma e coração, formam a dupla Lucas & Matheus.

Em 2017, os dois irmãos brasileiros, editaram o dvd / cd 25 anos ao vivo, um concerto emocionante e com grandes sucessos.

Na Editora Espacial gravaram muitos discos e contam com uma vasta legião de fãs que se estende aos quatro cantos do mundo através das comunidades lusas.

Os ouvintes, como é costume, podem ligar para o estúdio da Rádio do Concelho de Mafra, para os telefones 261 817 205 ou 261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt

quarta-feira, 6 de maio de 2020

«DISTO É QUE EU GOSTO» VAI VOLTAR NO DIA 9 DE MAIO»

Devido ao Estado de Emergência, provocado pelo Coronavírus (COVID-19), o programa da RCM «Disto é que eu Gosto» esteve suspenso, desde 19 de março, mas vai voltar, no próximo sábado, dia 9 de maio.

A edição 1474 irá ser preenchida, como é hábito, com música portuguesa  e os ouvintes podem telefonar para o estúdio da Rádio do Concelho de Mafra, a partir das 10 horas, para os telefones 261 817 205 ou 261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt

terça-feira, 17 de março de 2020

CANTOR MIGUEL DE PAIVA NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

O cantor Miguel de Paiva é o convidado da edição 1474, do programa «Disto é que eu Gosto», de 21 de março.

Nos anos 90 iniciou a sua carreira e gravou quatro álbuns com videoclipes que passaram em vários programas nacionais.

Em 2004 foi o ano da consagração. Ele e Nucha foram coroados, pelo público e júri presente, Rei e Rainha da Canção, no Teatro Maria Vitória, no Parque Mayer, entre 12 artistas finalistas de um certame que movimentava o meio discográfico português.

No final do ano 2016 apresenta «A NOITE VAI SER NOSSA» que mostra a nossa Lisboa para o mundo inteiro. O tema é sucesso e dos mais acarinhados pela crítica.

Em 2017 grava o primeiro dueto com a grande voz feminina Manuela Bravo, representante de Portugal na Eurovisão em 1979,com «SOBE SOBE BALÃO SOBE» com o «VOAR NUM BALÃO», que é sucesso de Rádio.

«SÓ SEI SER FELIZ» é, em 2019, o mote para o novo álbum que se chama «FESTA».

Quem quiser falar com o cantor pode ligar para os telefones da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 205 ou 261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt  

 

terça-feira, 10 de março de 2020

MESTRE JOSÉ FRANCO VAI SER RECORDADO NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Na edição 1473, do programa «Disto é que eu Gosto», de 14 de março, vai estar Diogo Batalha, neto do famoso oleiro, ceramista e escultor José Silos Franco, do Sobreiro, para falar da celebração do centenário do nascimento do artista, no próximo dia 19 de março, às 17h 30m, com o lançamento de um livro sobre a sua vida e obra.

O Mestre José Franco, que faleceu no dia 14 de abril de 2009, com 89 anos de idade, dedicou-se principalmente á arte-sacra,  tendo obras suas em quase todos os países.

No Sobreiro, freguesia e concelho de Mafra, há uma aldeia típica de José Franco onde existe um moinho de vento, capela, azenha, oficina de carpintaria, mercearia, cozinha saloia, ferraria, adega, lojas do barbeiro e do dentista, casa do lavrador e uma escola.

Quem quiser falar com o convidado pode ligar para os telefones da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 205 ou 261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link http://www.rcmafra.pt