segunda-feira, 27 de junho de 2011



FESTIVAL DO PÃO EM DESTAQUE NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

A edição 1022, do programa «Disto é que eu Gosto», de 2 de Julho, vai ter como convidados Paula Cordas, Directora do Departamento Sociocultural da Câmara Municipal de Mafra e coordenadora do evento; Paulo Fernandes, responsável pelo património e Custódio Rodrigues Alves, panificador do Concelho de Mafra.
O fabrico do pão saloio representa, actualmente, uma das mais importantes actividades industriais do município mafrense.
O chamado «Pão de Mafra» encontra-se, presentemente, em processo de certificação como produto de denominação de origem protegida.
O «Festival do Pão», que vai decorrer de 8 a 10 de Julho, no Jardim do Cerco, mesmo ao lado do Real Edíficio, mandado construir pelo Rei D. João V, é uma organização da Câmara Municipal de Mafra, com o apoio do Turismo de Portugal, Turismo de Lisboa, Giatul e Associação de Comércio, Indústria e Serviços do Concelho de Mafra ( ACISM).
Durante o festival haverá uma mostra gastronómica com a participação de 16 restaurante do Concelho de Mafra, onde não irá faltar o famoso «Pão de Mafra», bem como uma exposição e venda de artesanato, mostra de doçaria, feira saloia, actividades para crianças, folclore e, no último dia ( 10 de Julho), pelas 22 horas, será executada a 9ª Sinfonia «Coral», de Beethoven ( Hino da Alegria), na Basílica Nacional de Mafra.
Os ouvintes podem conversar com os convidados através dos dois telefones do estúdio da RCM 261 817 205 e 261 817 206.


sábado, 25 de junho de 2011

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA DE TÂNIA OLEIRO NA RCM

Na manhã de 25 de Junho a fadista Tânia Oleiro esteve no programa «Disto é que eu Gosto».
Aqui estão três fotos do acontecimento.






segunda-feira, 20 de junho de 2011



JOVEM FADISTA TÂNIA OLEIRO NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Tânia Oleiro, que nasceu em Lisboa, em 1979, é a convidada da edição 1021 do programa «Disto é que eu Gosto».
Em 1989 venceu a Grande Noite do Fado em Setúbal.
Concretiza o seu curso superior em Matemática em 2002, ano em que conseguiu vencer o Concurso de Fado da cidade de Odivelas e o 1º Encontro de Fado de Almada.
Em 2007 participa no «Concerto de Rabih Abou - Kahlil», no Teatro Municipal de S. Luiz, em Lisboa, e no Teatro Nacional de S. João, no Porto.
Faz parte do espectáculo Casa de Fados, do filme «Fados» do cineasta Carlos Saura, com o cenário e projecções de vídeo do filme, onde se reúnem diferentes gerações e sensibilidades do fado.
Canta, diariamente, na Casa de Linhares, Restaurante Bacalhau de Molho, em Alfama, que reúne um magnífico elenco de fadistas entre os quais: Ana Moura, Jorge Fernando, Mafalda Arnaulth, Marina Mota, Raquel Tavares e Vânia Duarte.
Às 5ªs feiras actua no Restaurante Mesa de Frades, na Rua dos Remédios, em Alfama.
Em 2009 foi convidada para o mais recente trabalho discográfico do músico de flauta Rão Kyao, com o título «Em'Cantado», ao lado de um grupo de excelentes fadistas Ana Sofia Varela, Camané, Carminho, Manuela Cavaco e Ricardo Ribeiro.
Prepara o seu primeiro trabalho discográfico sobre «FADO TRADICIONAL».
Continua a desenvolver o seu património humano e cultural, respeitando a Arte da Música, contribuindo para a divulgação do verdadeiro fado, imortal na sua identidade, resultante das tradições, usos e costumes portugueses.
Os ouvintes podem conversar com a fadista Tânia Oleiro através dos dois telefones do estúdio da RCM 261 817 205 e 261 817 206.


segunda-feira, 13 de junho de 2011



ACORDEONISTA JÉSSICA GUERREIRO NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

A acordeonista Jéssica Filipa Jesuíno Guerreiro, que nasceu no Algarve, vai completar 14 anos em Setembro, sendo a convidada da edição 1020 do programa «Disto é que eu Gosto», de 18 de Junho.
A Jéssica Guerreiro, que é natural de Ferreiras, Concelho de Albufeira, venceu, no dia 12 de Março deste ano, o passatempo «REI/RAINHA DO ACORDEÃO», promovido pela RTP1, programa «PORTUGAL NO CORAÇÃO», apresentado, de 2ª a 6ª feira, por Tânia Ribas de Oliveira e João Baião.
Em segundo lugar ficou também o algarvio, natural de Olhão, Jorge Alves, aluno do professor Hermenegildo Guerreiro, que já esteve no «Disto é que eu Gosto», no dia 7 de Maio.
A jovem Rainha do Acordeão, que é aluna do professor Nelson Conceição, conquistou 36% dos votos, tendo apresentado ao longo das suas prestações um repertório essencialmente algarvio, com obras de consagrados compositores, como José Ferreiro (pai), João Barra Bexiga, António Madeirinha e do seu próprio professor.
Das 9 às 11 horas a Jéssica Guerreiro irá tocar ao vivo e falará da sua vida artística.
Os ouvintes, como habitualmente, poderão conversar com a convidada através dos dois telefones do estúdio da RCM 261 817 205 e 261 817 206.


segunda-feira, 6 de junho de 2011



ARTUR F. HENRIQUES NO «DISTO É QUE EU GOSTO« PARA FALAR DO LIVRO «À DESCOBERTA DA VIDA»

O psicólogo Artur Franco Henriques, natural do Concelho de Mafra, é o convidado da edição 1019 do programa «Disto é que eu Gosto», de 11 de Junho.
O autor dos livros « Comunicar com Audiências Segredo de Especialistas?» e «A Mulher Dominou o Mundo e ... Voltará a Fazê-lo !» vai lançar, brevemente, a sua obra «À DESCOBERTA DA VIDA».
A publicação tem 36 páginas e com ilustrações coloridas do artista plástico Fernando Jorge.
A tiragem é de 150 mil exemplares, com o patrocínio do Instituto Português do Sangue e edição da Federação das Associações de Dadores de Sangue de Portugal, destinando-se, essencialmente, aos estudantes mais jovens.
O livro tem os seguintes capítulos: « As férias no campo», « O reinício das aulas», «A seiva nas árvores», «A seiva nas plantas e o sangue nas pessoas», «De novo o Tiago», «Afinal o que é o sangue?», «Onde é «fabricado» o sangue ?», «Como circula o sangue e que benefícios traz ao organismo», «O que são transfusões e porque são necessárias ?» e «A dádiva de sangue».
Na última página o autor faz questão de lembrar que «do mesmo modo que uma planta cresce, se desenvolve e se mantém viva graças à seiva que percorre o seu interior, os seres humanos também vivem graças ao sangue que lhes circula no corpo».
Como é hábito os dois telefones do estúdio da RCM 261 817 205 e 261 817 206 estarão disponíveis para os ouvintes que queiram formular perguntas ao convidado do «Disto é que eu Gosto».




quarta-feira, 1 de junho de 2011



SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DA VENDA DO PINHEIRO NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

A Provedora Drª Filomena Rodrigues, da Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro; Arquitecto Gustavo Gomes, Nunes Forte e Rui Biscaia são os convidados da edição 1018 do «Disto é que eu Gosto», de 4 de Junho.
Das 9 às 11 horas vai ser divulgado o historial da Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro, cujos estatutos tiveram o reconhecimento canónico em 22 de Junho de 2001.
Desde a constituição da Instituição há um Serviço de Voluntariado que, actualmente, possui 18 elementos.
Presentemente a Santa Casa apresenta três respostas sociais: Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Creche, bem como outros serviços para apoio à comunidade local e concelhia, designadamente: Acção Social, Gabinete de Psicologia e Psicopedagogia, Rendimento de Inserção Social, Voluntariado e Gabinete de Apoio à Vítima.
São realizadas, anualmente, várias actividades de angariação de fundos. Nos dias 10,11 e 12 de Junho estão previstos os tradicionais festejos de Santo António, com destaque para o 1º PASSEIO BEATRIZ COSTA (Clássicos ), no dia 11 de Junho, com concentração dos automóveis antigos, às 8 horas, no Largo da Malveira, junto ao chafariz.
Quem quiser conversar com os quatro convidados do programa poderá utilizar os dois telefones do estúdio da RCM 261 817 205 e 261 817 206.