terça-feira, 30 de novembro de 2021

CANTORA RITA ONOFRE NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

No próximo sábado, 4 de dezembro, vai estar na edição 1.556, do programa «Disto é que eu gosto», a jovem cantora Rita Onofre.

A cantora e songwriter, de 25 anos, cedeu em maio de 2020, a uma vontade que sempre a acompanhou: ter um projeto  a solo e em português.

Cresceu numa casa onde qualquer refeição acabava com o seu pai guitarrista autodidata a cantar qualquer bossa que a sua mãe acompanhava a cantar de sorriso. Neste ambiente, aos 12 anos  de idade, ganhou coragem para fazer músicas em inglês. Valeram as aulas em casa com o músico Ricardo Pinto, que muito alargaram a compreensão da Música, na teoria e na prática.

Como compositora, teclista e cantora teve a experiência musical, os primeiros sucessos e choques de realidade.

Quatro anos de uma enorme liberdade chegam ao fim em 2019, tendo marcado presença duplamente no Musicbox e fez parte dos Novos Talentos Fnac 2018 e rodado em algumas das rádios nacionais.

Fez muitas apresentações ao vivo na capital, em Tavira, Braga e Leiria.

No feriado de 8 de dezembro, pelas 22 horas, Rita Onofre sobe ao palco do Musicbox acompanhada por António Souto, Miguel Laureano, Miguel Garcia, Pedro Almeida e um coro de surpresas.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Quem quiser falar com a Rita Onofre pode ligar, a partir das 10 horas, parao telefone da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 206.

Para ouvir o programa em Portugal e no estrangeiro basta usar o link https://www.rcmafra.pt


 

terça-feira, 23 de novembro de 2021

FADISTA DINA DO CARMO NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Na edição 1.555, de 27 de novembro, do programa «Disto é que eu Gosto», irá falar da sua vida artística a fadista Dina do Carmo que nasceu, em Lisboa, em 1955.

Iniciou a sua carreira artística em 1969, com apenas 14 anos de idade, tendo frequentado o Centro de Preparação de Artistas de Rádio, dirigido, na época, pelo cantor lírico Mota Pereira.

Apresentou-se no Centro da  Emissora Nacional e foi contratada para os Serões para Trabalhadores, programa organizado pela Federação Nacional para a Alegria no Trabalho ( FNAT).  Seguiram-se vários programas de Rádio, com atuações, em direto, por todo o país e também em Espanha, Holanda e outros países do continente europeu.

Em 1970 gravou, com grande êxito, o tema «À Beira do Cais», de António José e Manuel Viegas, para a Editora Alvorada.  Nesse mesmo ano, conquistou o 1º lugar no Festival da Figueira da Foz.

Em 1973 ganhou o Festival de Guimarães e no Festival de Ourense foi galardoada, com o prémio especial, pela melhor canção apresentada.

A artista tem um vastíssimo reportório: Marchas, fados, folclore e canções. É presença assídua nos programas televisivos.  Desde 1990 canta no Pátio Alfacinha, onde se mantém. Em 2004 foi Madrinha da Marcha da Ajuda. Em 2012 retomou novamente as gravações discográficas e tem como grandes referências do Fado: Lucília do Carmo, Manuel de Almeida e Fernando Maurício.

Quem quiser falar com a artista pode ligar, a partir das 10 horas, para o telefone da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 206.

Para ouvir o programa em Portugal e no estrangeiro basta usar o link https://www.rcmafra.pt


 

terça-feira, 16 de novembro de 2021

FADISTA NUNO DE AGUIAR NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Na edição 1.554, de 20 de novembro, do programa «Disto é que eu Gosto», vai estar em destaque o famoso fadista Nuno de Aguiar, que nasceu em 1941, no Bairro da Graça, em Lisboa.

Quando tinha 9 anos de idade ensaiou, no Largo de S. Pedro, em Alfama, os primeiros acordes do fado.

Na companhia do seu pai, à porta das tabernas do Bairro Alto, ouviu, com muito entusiasmo, Joaquim Silveirinha, Alfredo Marceneiro e outros grandes fadistas daquela época.

Aos 15 anos gravou quatro fados para a Rádio Graça e foi o vencedor do concurso « Primavera do Fado».

Em Angola, para onde foi mobilizado quando estava no serviço militar, cantou nas casas típicas.

Quando regressou a Lisboa gravou os seus primeiros quatro discos e
atuou nos melhores restaurantes típicos,  tendo sido presença em programas de Rádio e Televisão.

No estrangeiro cantou em França, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Inglaterra e nos Estados Unidos da América, onde viveu durante 9 anos.

Apesar da diferença de idades Nuno de Aguiar foi companhia de Alfredo Marceneiro pelas noites fadistas de Lisboa.

Recentemente Nuno de Aguiar foi convidado para escrever um livro, sobre a «Canção Nacional», que irá ser uma realidade qualquer dia.

Quem quiser falar com o fadista pode ligar, a partir das 10 horas, para o telefone da Rádio do Concelho de Mafra 261817206.

Para ouvir o programa em Portugal e no estrangeiro basta usar o link https://www.rcmafra.pt

 

terça-feira, 9 de novembro de 2021

CONJUNTO MUSICAL DURALEX NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

No sábado, 13 de novembro, na edição 1.553, do programa «Disto é que eu Gosto», vai estar em destaque o Conjunto Musical Duralex.

Em outubro de 1994 o Pedro, o Francisco e o Cid, juízes e amigos de longa data, resolveram reunir-se para fazerem um pouco de música.

Alguns meses mais tarde juntou-se ao grupo o Augusto e o Carlos. A música tocada pelo grupo anda muito pelo rock and roll, alguma música portuguesa, cabo verdiana e brasileira, passando por tangos e valsas.

O reportório tem vindo a aumentar e os concertos melhoram de qualidade.

O espaço «Duralex» tem sido também aberto a convidados que participam nos concertos.

Os músicos do «Duralex» divertem-se, durante o tempo que estão juntos, quer a ensaiar, a atuar em palco, noutro sítio qualquer ou simplesmente a conviver. Digamos que o grupo atingiu a maioridade e evoluiu naturalmente para a tertúlia.

Quem quiser falar com um elemento do grupo pode ligar, a partir das 10 horas, para o telefone da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 206.

Para ouvir o programa em Portugal e no estrangeiro basta usar o link https://www,rcmafra.pt


 

terça-feira, 2 de novembro de 2021

GRUPO DE MÚSICA TRADICIONAL ALENTEJANA FALTA UM NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Na edição 1.552, do programa «Disto é que eu Gosto», de 6 de novembro, vai estar o Grupo de Música Tradicional Alentejana Falta Um, que foi constituído nos finais de 2005, em Melides, quando um grupo de amigos se encontrou numa festa, dessa mesma aldeia, tendo decidido formar um Grupo de Música Popular.

Durante a sua estadia na Roménia, o Grupo Falta Um teve a oportunidade de realizar dois espetáculos, em Bucareste e na Transilvânia, tendo conseguido sempre uma enorme adesão do público.

O primeiro trabalho discográfico do Grupo Falta Um foi editado no ano 2007 e tem como título «ERA O QUE FALTAVA».

No ano 2016, em parceria com a editora País Real, lançam o trabalho intitulado «MONTITO NO ALENTEJO». Em 2018 surge o álbum «COMPADRE», um trabalho composto por 16 temas todos eles com um cariz bem popular e onde as raízes alentejanas estão bem presentes.

Este ano, uma vez mais, pretendem divulgar a nossa cultura, levando a música alentejana a todos os cantos do país, com o seu novo EP «MAR DO ALENTEJO», mais um trabalho da País Real.


Quem quiser falar com um elemento do Grupo pode ligar, a partir das 10 horas, para o telefone da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 206.

Para ouvir o programa em Portugal e no estrangeiro basta usar o link https://www.rcmafra.pt