segunda-feira, 28 de outubro de 2019

FADISTA SILVANA PERES NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Na edição 1454, do programa «Disto é que eu Gosto», de 2 de novembro, a convidada é a fadista Silvana Peres.

Há mais de dez anos que canta profissionalmente, em Portugal e pelo mundo, tendo vindo a afirmar-se na indústria musical portuguesa.

«FADO NO PÉ", lançado em novembro de 2017, dá nome ao álbum de apresentação a solo, sendo um sucesso crítico e popular. A Blitz Magazine nomeou-o como um dos dez melhores álbuns de música do mundo de 2017.

A artista tem divulgado este álbum em Portugal inteiro levando, também, a sua música e a língua portuguesa além fronteiras designadamente Noruega, Espanha e Polónia.

Presentemente está a preparar o seu segundo álbum, todo ele de originais, com algumas composições suas.

Quem quiser falar com a Silvana Peres pode ligar para os telefones do estúdio da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 205 ou 261 817 206.

Para ouvir o programa em Portugal e no estrangeiro basta usar o link http://www.rcmafra.pt 

terça-feira, 22 de outubro de 2019

JOVEM FADISTA ZÉLIA VIANA NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

A fadista Zélia Margarida Martins Viana, que nasceu em 5 de dezembro de 2003, em Aljezur (Algarve), é a convidada da edição 1453, do programa «Disto é que eu Gosto», de 26 de outubro.

Um dia, no intervalo da escola, foi cantar num karaoke o fado «A Chuva» e o professor ficou surpreendido com a sua voz e falou com os seus pais alertando-os para o seu talento para a música. Passado pouco tempo, quando fez anos, recebeu o seu primeiro karaoke para poder começar a treinar.

Com 11 anos de idade foi inscrita, sem saber, no primeiro concurso de fado organizado pela Câmara Municipal da Vila do Bispo. Apesar de estar muito nervosa adorou a experiência de cantar ao vivo com músicos.

Participou em vários concursos tendo ficado sempre bem classificada e até conseguiu alguns primeiros lugares.

A partir das 9 horas a jovem fadista, com apenas 15 anos de idade, vai cantar alguns fados do seu repertório.

Quem quiser falar com a Zélia, que é estudante do Agrupamento de Escolas de Aljezur, pode ligar  para os telefones do estúdio da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 205 ou 261 817 206.

Para ouvir o programa em Portugal e no estrangeiro basta usar o link http://www.rcmafra.pt

terça-feira, 15 de outubro de 2019

ACORDEONISTA TINO COSTA NOVAMENTE NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Na edição 1452, do programa «Disto é que eu Gosto», de 19 de outubro, vai estar, mais uma vez, o consagrado acordeonista Tino Costa que nasceu em Portela, Lagos, no Algarve.

Aprendeu a tocar acordeão e órgão, na Academia Universal de Acordeão, sob a direção do professor Anatólio Falé.

Em 2004 foi Presidente do Júri, no Prémio Internacional de Acordeão, em Castelfidardo, na Itália.

A partir das 9 horas o popular acordeonista irá divulgar os temas do seu novo trabalho discográfico.

Quem quiser falar com Tino Costa pode ligar para os telefones da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.

Para ouvir o programa, em Portugal ou no estrangeiro, basta usar o link http://www.rcmafra.pt  

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

FADISTA ANTÓNIO LAVINHA NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Na edição 1451, de 12 de outubro, vai ser comemorado o 28º aniversário do programa mais antigo da Rádio do Concelho de Mafra, «Disto é que eu Gosto», tendo como convidado o fadista António Manuel Lavinha, que nasceu no Alentejo, na Freguesia da Amareleja, Concelho de Moura, no dia 25 de março de 1964.

Veio viver para o Concelho da Amadora, com tenra idade, onde herdou o gosto pelo fado através de seu pai, que cantava nas tabernas, tendo duas paixões na vida… O Fado e a Poesia.

Nos anos 80, com os seus amigos, frequentou e cantou em vários retiros e restaurantes típicos como  «O Gamboa», «O Curral» ou o «Noites de Luar».

Teve sempre aptidão para a escrita, terminando os seus estudos de Português, História e Filosofia, no ano de 1992.  Casou-se em 1993. Dois anos depois, uma semana antes da sua única filha nascer, organizou uma tertúlia fadista, convidando, do elenco do Restaurante do fadista Rodrigo, a artista Berta Cardoso, o guitarrista António Parreira e o viola Guilherme Carvalhais.

Em 2009 começou a frequentar o Clube Lisboa Amigos do Fado, em Marvila.

A partir das 9 horas vai ser divulgado o seu primeiro trabalho discográfico com o título «FADOS DE MIM» - O Passado… Ontem e Antes. Irá, também, falar da sua excelente obra poética «TRAVESSIAS DE DESCOBERTA».

Quem quiser conversar com o fadista pode ligar para os telefones do estúdio da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.

Para ouvir o programa, em Portugal ou no estrangeiro, basta usar o link http://www.rcmafra.pt

terça-feira, 1 de outubro de 2019

FADISTA HUGO FAUSTINO NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Na edição 1450, do programa «Disto é que eu Gosto», de 5 de outubro, o artista convidado é o fadista Hugo Faustino que nasceu, em 7 de dezembro de 1988, no Casal de Além, no centro do Ribatejo.

Com apenas 5 anos de idade tornou-se membro do Rancho Folclórico Infantil do Cartaxo.

Quando tinha 10 anos de idade foi convidado para ir à casa de fados, em Alcochete, « A Tasca do Ti Tonho» onde cantou, pela primeira vez, acompanhado à guitarra e à viola.

Durante alguns anos foi aluno de Eugénia Lima para aprender a tocar acordeão.

Teve o privilégio de privar com grandes figuras do panorama musical como Artur Batalha, Nuno de Aguiar, Saudade dos Santos e José Luís Gordo. Aos 15 anos de idade, a convite de Nuno de Aguiar, encara o desafio de aparecer nalgumas noites onde o mesmo estivesse presente quer no Bairro Alto quer em Alfama, aproveitando a oportunidade para aumentar o seu conhecimento.

Recentemente lançou o seu primeiro trabalho discográfico com o título «Meu Além», celebrando, assim, os seus 20 anos de carreira.

Quem quiser falar com o fadista pode ligar para os telefones do estúdio da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.

Para ouvir o programa, em Portugal ou no estrangeiro, basta usar o link http://www.rcmafra.pt