terça-feira, 30 de janeiro de 2018

FADISTA ANTÓNIO PASSÃO NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

António Passão, que nasceu na Vila de Alcáçovas, no Alentejo, é o fadista que vai estar na edição 1364, do programa «Disto é que eu Gosto», de 3 de fevereiro.

O fado começou a correr-lhe nas veias quando era criança tendo gravado o primeiro trabalho por volta dos 19 anos de idade.

A sua constante tarefa de pesquisa e divulgação do fado veio a refletir-se de quase centena e meia de concertos de fado e guitarra portuguesa realizados em grandes espaços culturais na Alemanha, como universidades, bibliotecas, palácios, centros culturais e nas várias experiências concretizadas em Portugal.

Desde há muitos anos que é responsável por espaços em diversas rádios, produzindo, desde há mais de vinte anos, a «Oficina do Fado» um programa semanal, de duas horas, na Rádio Voz de Alenquer.

É autor do livro «Os Senhores da Guerra não Gostam de Fado» composto por crónicas de sua autoria.

Ele e a guitarra portuguesa andam a carpir saudades suas e sabendo disso, António Passão, leva-lhe o fado a qualquer espaço que dele necessite.

Quem quiser falar com o fadista pode ligar para os telefones do estúdio da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte do mundo, basta usar o link http://www.rcmafra.pt  

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

NO «DISTO É QUE EU GOSTO» VAI ESTAR O FADISTA ALENTEJANO LUIS CAEIRO

O fadista Luís Caeiro, que nasceu no Alentejo e vive em Lisboa, é o convidado da edição 1363, do programa «Disto é que eu Gosto», de 27 de janeiro.

O jovem Luís, que é psicólogo e amante da agricultura, foi o vencedor da Grande Noite do Fado de 2007, em Lisboa.  Venceu, também, no Programa Novos Talentos da TVI em 2008.  No mesmo ano foi finalista do programa «Uma Canção para Ti».  Ficou em primeiro lugar na Gala «Nasci para o Fado», da RTP1, de Filipe La Féria, de 2010 e integrou o elenco do espetáculo musical «Fado-História de Um Povo», no Casino Estoril.

O artista tem viajado por esse mundo fora tentando passar um pouco da nossa canção aos corações estrangeiros.   Canta, de quando em vez, em algumas casas de fado de Lisboa.  Teve o privilégio de apresentar o seu álbum «Hoje há Fado» na Casa-Museu Amália Rodrigues.

Quem quiser conversar com o fadista pode ligar para os telefones do estúdio da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte do mundo, basta usar o link http://www.rcmafra.pt

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

FADISTAS JOÃO CHORA E LILIANA MARTINS NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Na edição 1362, do programa « Disto é que eu Gosto», de 20 de janeiro, estarão presentes os conhecidos fadistas Liliana Martins e João Chora.

A Liliana, que já esteve no programa de 22 de novembro de 2014, irá falar, das 8h às 8h30 m, da sua vida artística e da atuação a levar a efeito, no próximo dia 27 de janeiro, às 21h 30m, na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira

João Chora também já participou no «Disto é que eu Gosto» no dia 25 de outubro de 2003.

O popular fadista, que é natural da Chamusca, explicará, a partir das 9 horas, como tem sido a sua  atividade artística com destaque para as atuações a nível nacional e os espetáculos no estrangeiro nomeadamente em Macau, Estados Unidos da América, Canadá, Brasil, Holanda, Suíça, França, Polónia e Espanha. 

A sua discografia conta com sete trabalhos editados, quatro deles a solo. Das 9 às 11 horas serão divulgados alguns fados do seu novo álbum intitulado «AROMAS DE FADO».

Quem quiser conversar com os fadistas pode ligar para os telefones da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte do mundo, basta usar o link http://www.rcmafra.pt 

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

NO «DISTO É QUE EU GOSTO» SÃO CONVIDADOS OS FADISTAS ANDREIA MATIAS E AVELINO SANTOS

Na edição 1361, do programa «Disto é que eu Gosto», de 13 de janeiro, vão estar os fadistas Andreia Matias e Avelino Santos.

Com uma voz forte e muito bem definida Andreia apresenta o seu primeiro disco onde interpreta, à sua maneira, alguns dos grandes êxitos.

Em 1998 venceu no programa de televisão «Bravo Bravíssimo». No ano seguinte ganhou, também, a Grande Noite do Fado de Lisboa.

A Andreia Matias, que nasceu no dia 6 de fevereiro de 1986, foi vencedora da Gala Final da Grande Noite do Fado de Santa Maria Maior, representando o Grupo Desportivo da Mouraria.

O fadista Avelino Melo Santos, que nasceu em Lisboa, em 5 de março de 1951, deu os seus primeiros passos na música na Escola Primária 78 da Praça da Figueira.  As deambulações pelo fado começaram aos 10 anos de idade cantando em festas na cidade de Lisboa.

Aos 14 anos foi cantar para um conjunto de baile onde permaneceu até ir para o serviço militar.

Vive em Torres Vedras, há 31 anos, onde ajudou a fundar o Grupo Formas de Fado.

Hoje, com mais algum tempo, sem obrigações profissionais de viagens tem-se apresentado em diversos espetáculos espalhando a sua enorme paixão pelo fado.

Quem quiser conversar com os fadistas, que irão cantar ao vivo, pode ligar para os telefones da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte do mundo, basta usar o link http://www.rcmafra.pt 

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

JOVEM TOCADOR DE CONCERTINA VALENTIM SANTOS NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

O Valentim Santos, que nasceu em setembro de 2006,é o convidado da edição 1360, do programa «Disto é que eu Gosto», de 6 de janeiro.

É natural de S. Domingos de Rana, frequenta o 6º ano de escolaridade e o 2º grau do Conservatório de Música de Cascais, tocando fagote e concertina.  O seu primeiro professor foi Alpoim Almeida o mesmo que ensinou a irmã que tem, agora, uma escola de concertinas.

O jovem Valentim tem tocado em Lares da 3ª Idade e no dia 2 de dezembro foi animar a festa de Natal da Memória Colorida Associação Amigos da Colónia de Férias da CUF, no Barreiro.

Gosta muito da História de Portugal e tem uma paixão pelas Feiras Medievais usando um fato de Cavaleiro Templário.

A partir das 9 horas irá tocar concertina e fagote no estúdio da Rádio do Concelho de Mafra.

Quem quiser conversar  com o jovem músico  pode ligar para os telefones da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte do mundo, basta usar o link http://www.rcmafra.pt