terça-feira, 24 de novembro de 2020

CANTOR RUBEN PORTINHA NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

O cantor Ruben Portinha, que nasceu em Sintra, no dia 8 de novembro de 1987, irá falar do seu novo trabalho discográfico, na edição 1503, do programa «Disto é que eu Gosto», de 28 de novembro.

Foi na Abrunheira (Sintra) que o Ruben cantou ao vivo, pela primeira vez, em 27 de janeiro de 2007.

Em 2009, com Sérgio Trigo e Lisa Botelho, criou a Lua Acústica, um  projeto que misturava originais e versões, em português e inglês, revestidos por guitarras acústicas, percussões e vozes.

O Ruben integrou, em 2014, o programa « A NOSSA VOZ», uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude, em parceria com o Programa Escolhas e a Associação Mais Cidadania.

Lançou em 2017 o álbum de estreia «REALIDADE» e em 2020 surge o segundo disco de originais com o título «TINHA DE ARRISCAR», com doze temas que poderá ouvir, no próximo sábado, das 10 às 11 horas.

Quem quiser falar com o Ruben Portinha pode ligar para o telefone da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt


segunda-feira, 16 de novembro de 2020

GRUPO «TALEGO» NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Na edição 1502, de 21 de novembro, do programa «Disto é que eu Gosto», vai ser divulgado o Grupo «TALEGO» de música portuguesa.

O «TALEGO» é um projeto que transporta consigo um vasto repertório de modas do cancioneiro  popular. 

Formado por três músicos, João Sousa, João Nunes  e Gabriel Costa, que transportam para o «TALEGO» as suas mais variadas influências musicais e com a contribuição de instrumentos musicais como a viola campaniça, a guitarra, viola baixo, percussões tradicionais e vozes que fazem do «TALEGO» uma nova abordagem ao cante popular.

Quem quiser falar com os músicos do grupo pode ligar para o telefone da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt


terça-feira, 10 de novembro de 2020

ACORDEONISTA MÁRIO MELO NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

No dia 14 de novembro, na edição 1501, do programa «Disto é que eu Gosto», Mário Melo irá falar da sua vida artística.

O Mário nasceu cego, no dia 21 de janeiro de 1957, em Frossos, no Concelho de Albergaria- a - Velha, no distrito de Aveiro. Tinha uns olhos perfeitos, por isso, a sua avó só se apercebeu da sua cegueira aos catorze meses  de idade.

Em 1964 entrou para um colégio e aos 8 anos, ao ouvir o som do piano, resolveu comprar um acordeão, mas isso só se concretizou quando tinha 14 anos de idade.

Na década de 80 começou a tocar em Ranchos Folclóricos e, atualmente, colabora no Rancho Folclórico Malmequeres de Campinho - Albergaria-a-Velha.

Trabalha em Fermentelos - Águeda onde anima as tardes de baile com o seu acordeão.

Em 2017 gravou um cd intitulado « OS BONS AMIGOS - HOMENAGENS », com 14 temas cantados por si e pelo seu amigo Francisco Ramos.

Quem quiser falar com o Mário Melo pode ligar para o telefone da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 206.  

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt


 

terça-feira, 3 de novembro de 2020

GRUPO DE CONCERTINAS FOLES E CANTORIAS DE SANTA CLARA NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Na edição 1.500 do programa «Disto é que eu Gosto», de 7 de novembro, a partir das 10 horas, Vítor Pereira irá falar do Grupo de Concertinas Foles e Cantorias de Santa Clara, de Coimbra.

O Grupo, que está inserido na Alcancemelodias - Associação de Concertinas, sediada no lugar de Bordalo, freguesia de Santa Clara (Coimbra),


surge no desenvolvimento de um projeto de vários amigos, ao pretenderem iniciar uma escola para a aprendizagem e formação de tocadores de concertina e também um grupo de música Popular e Tradicional Portuguesa, com o objetivo da sua promoção.

Foi constituído, em 24 de novembro de 2015, tendo como prioridade a divulgação da cultura Coimbrã.

Apesar da sua curta existência tem várias presenças em Festas e Romarias, Festivais de Tocadores de Concertina, em Instituições de Solidariedade Social, colaborando com as Autarquias Locais, quando para tal é solicitado. Organiza, anualmente, o Encontro Distrital de Concertinas, que teve a 4ª edição no ano transato, na cidade de Coimbra, mais propriamente na Praça 8 de Maio.   De salientar que, excetuando algumas músicas tradicionais, todas as outras, originais e populares, são arranjos do próprio Grupo para a sua interpretação em concertina.

No final do ano de 2019 gravou o seu primeiro cd que intitulou «ECOS DE SANTA CLARA»e que vai ser divulgado na Rádio do Concelho de Mafra.

Quem quiser falar com o Vítor Pereira pode ligar para o telefone da RCM 261 817206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt