quarta-feira, 28 de março de 2012



«GRUPO BOÉMIA» NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Rogério Oliveira, do Grupo Boémia, é o convidado da edição 1061, do programa «Disto é que eu Gosto», de 31 de março.
«OS PEREGRINOS DO MAR» é o nome do mais recente trabalho do Grupo Boémia, que narra as aventuras e desventuras do povo português na época quinhentista.
Todos os textos foram escritos por Rogério Oliveira, com base nas crónicas da época, partindo depois para um imaginário próprio. As músicas têm como base o tradicional e a rítmica portuguesa, viajando, depois, para outras paragens harmónicas e melódicas. A composição é repartida por Rogério Oliveira e Marco Ferreira tendo ficado os arranjos e a direção musical a cargo de Marco Ferreira.
Este novo trabalho conta com a participação especial de três grandes figuras da cultura portuguesa: Amélia Muge, Fausto Bordalo Dias e o ator Joaquim de Almeida que se juntam ao grupo nesta aventura e de onde resultam temas como «Num Sonho Imaginável», dueto com Amélia Muge, ou «Taprobana», dueto com Fausto Bordalo Dias.
A voz do ator Joaquim de Almeida aparece ao longo do disco assumindo o papel de narrador desta aventura.
A partir das 9 horas Rogério Oliveira irá falar do álbum «Os Peregrinos do Mar», novo disco dos Boémia, um disco Antena 1, com 10 temas alguns dos quais serão divulgados no «Disto é que eu Gosto».
Os ouvintes podem conversar com o convidado através dos telefones do estúdio da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.




terça-feira, 20 de março de 2012



FADISTA TERESA TAPADAS NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

A jovem fadista Teresa Tapadas, que nasceu em Riachos, no Concelho de Torres Novas, no dia 10 de Maio de 1977, é a convidada da edição 1060, do programa «Disto é que eu Gosto», de 24 de março.
Teresa iniciou a sua carreira no final de 1994, depois de ter sido solista do Grupo Folclórico da sua terra «OS CAMPONESES».
O seu interesse pelo fado surgiu quando ouviu, pela primeira vez, Amália Rodrigues e Teresa de Noronha. Apesar da sua curta carreira tem cantado, com regularidade, algumas das vezes ao lado de nomes grandes, como António Pinto Basto, Margarida Bessa ou Carlos Zel.
Em 2000 participou na Homenagem a Amália Rodrigues, promovida pela TVI, no Coliseu do Porto, e no espetáculo de Boas Vindas ao Papa João Paulo II. No mesmo ano foi distinguida com o Prémio Revelação, da Casa da Imprensa, na Grande Noite do Fado, na cidade do Porto.
No final de 2004 surgiu, finalmente, o seu primeiro álbum de originais. «MEU GRÃO DE PARAÍSO» foi o título escolhido pela cantora. O disco conta com inéditos de Rosa Lobato Faria, Carlos Baleia, João Conceição Dias e José Luis Gordo, apresentando ainda temas conhecidos de Amália Rodrigues, Fernanda Maria, Fernanda Baptista e Vasco Rafael.
«TRAÇOS DE FADO» é o segundo álbum, a solo, de Teresa Tapadas composto por 11 temas com direção musical de Armindo Neves, dois deles com letras da sua autoria.
A popular fadista quis ser hospedeira de bordo, mas completou um Curso de Gestão e cantou no Coral da Igreja.
Para além dos espetáculos que fez a solo integrou, em 2001, o Grupo Entrevozes e em 2004 o Grupo Quatro Cantos.
Atuou no Brasil, Espanha, Cabo Verde, Irlanda, Suiça e Canadá.
Das 9 às 11 horas irá falar, em pormenor, da sua vida artística e serão divulgados vários fados dos seus dois trabalhos discográficos «Meu Grão de Paraíso» e «Traços de Fado».
Os ouvintes podem conversar com a fadista através dos dois telefones do estúdio da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.


quarta-feira, 14 de março de 2012



COMENDADOR ÁLVARO DOS SANTOS SILVA NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

O comendador e empresário Álvaro dos Santos Silva, que nasceu em 1938, na Encarnação, é o convidado da edição 1059 do programa «Disto é que eu Gosto», de 17 de março.
Em 1970 foi sócio fundador da empresa SICASAL, sediada em Vila Franca do Rosário, que abate, transforma e comercializa carne de suino.
Atualmente é Presidente do Conselho de Administração e Diretor Geral Executivo da SICASAL.
De 1993 a 2004 foi Presidente do Conselho de Administração da empresa Rações Acral, SA.
Desde 1996 e até 2005 também foi Presidente da Direção da Afabricar, associação setorial da indústria de carnes.
Foi Administrador da empresa Stamboek Ibéria, SA; acionista fundador do Banco Africano de Investimento, fez parte dos corpos sociais da AIP e é sócio fundador da COTEC.
Em 2006 o Presidente da República Jorge Sampaio agraciou-o com a Comenda de Mérito Industrial.
A partir das 9 horas irá falar de sua atividade empresarial e do incêndio que deflagrou, em 15 de novembro do ano findo, na sua fábrica Sicasal, onde trabalham mais de 600 pessoas.
Quem quiser conversar com o comendador deverá utilizar um dos telefones do estúdio da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.


terça-feira, 13 de março de 2012



quarta-feira, 7 de março de 2012



GRUPO CITÂNIA NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

João Lopes, baixo acústico, elétrico e contrabaixo do Grupo Citânia é o convidado da edição 1058 do programa «Disto é que eu Gosto», de 10 de Março.
Citânia é um projeto de música popular que se pode situar nas novas fusões da música do mundo.
A voz é de Cláudia Leal,de Luis Guerreiro,na guitarra portuguesa;Jonas Sousa na guitarra clássica; Tiago Vila no violoncelo e João Lopes no baixo, assumindo também a direção musical e produção.
O CD «SEGREDOS DO MAR» que vai ser divulgado na RCM,das 9 às 11 horas, reune 12 canções que no mar encontraram a sua inspiração.
O trabalho conta com a participação especial de alguns artistas convidados que emprestaram o seu talento tornando Citânia um projeto aberto. Como é o caso das vozes portuguesas de Vitorino, Luis Filipe Sarmento, Natália Casanova, Ana Laíns e Paulo Ramos, bem como das vozes gregas de Andriana Babali e Maria Zagopoulou, a gaita galega de Cristina Pato; da bouzouki e guitarra portuguesa de Ângelo Freire e o acordeão de Vitor Nunes.
Os ouvintes podem conversar com João Lopes usando, para o efeito, um dos telefones dos estúdios da Rádio do Concelho de Mafra o 261 817 205 ou 261 817 206.