NO «DISTO É QUE EU GOSTO» A FADISTA SILVIA FILIPE
Na edição 1482, do programa « Disto é que eu Gosto», de 4 de julho, vai ser entrevistada, pelo telefone, a fadista Sílvia Filipe, que nasceu em França, no ano de 1971, mas cedo regressou ao país de origem de seus pais - Portugal - onde fez toda a sua escolaridade, até à licenciatura em ensino.
Com 16 anos de idade entra no mundo da música, participando em diversos eventos de fado e canção.
Em 1989 venceu a Grande Noite do Fado no Coliseu de Lisboa. Nesse mesmo ano foi uma das vencedoras do Concurso da Rádio Renascença « O artista sou eu».
Dois anos mais tarde, interpreta «A minha cidade», um dos temas concorrentes ao Festival RTP da Canção.
Entre 2001 e 2003 torna-se membro de um grupo musical revivalista dos anos 80, interpretando canções das «Cocktail».
Em setembro de 2003 edita o seu primeiro trabalho discográfico a solo: «Mar de Fado», no qual interpreta dois temas com letra de sua autoria: «Mar de Fado» e «Xaile Branco». Em março de 2006, lança para o mercado o álbum «Canto Serena», no qual interpreta temas com letra de sua autoria: «Canto Serena», «Clara Identidade» e «Sua Voz». Foi este género musical que a levou a partilhar a sua voz com público estrangeiro, na Holanda, França, Alemanha, Suíça, Grécia, Cabo Verde e Canadá.
Em 2009 torna-se mãe e nasce também o prazer de compor, escrever e interpretar canções para a sua filha, o que resultou na gravação e edição do seu primeiro Livro/CD « Angili e o Guarda-Sonhos», de sua autoria, com ilustrações de Sofia Machado e uma edição de Alfarroba Edições.
Em dezembro de 2019, o tema «Para quê» ( letra: Florbela Espanca/ Música: Ricardo Cruz), é incluído na coletânea « Florbela Espanca - o Fado», de autoria de Samuel Lopes, a propósito do 100º aniversário da morte da poetisa.
Em abril, deste ano, quando o país parava à conta da pandemia do Covid 19, Sílvia Filipe embarca num desafio lançado pelo músico André Santos, de gravar um tema original « A Cor da Saudade» com ( letra e música de Sílvia Filipe e arranjos musicais de André Santos) em plena quarentena.
Quem quiser falar com a fadista pode ligar para o telefone da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 206.
Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt