domingo, 5 de maio de 2013

ASSOCIAÇÃO DE DADORES DE SANGUE DO CONCELHO DE MAFRA NO «DISTO É QUE EU GOSTO»



O Presidente da Assembleia-Geral e o Presidente da Direção da Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Mafra, Psicólogo Artur Franco Henriques e José António Bento, são os convidados da edição 1119 do programa «Disto é que eu Gosto», de 11 de maio.

Em 1992 o Comendador Joaquim Moreira Alves, Presidente da Federação de Dadores, sugeriu a criação, em Mafra, de uma Associação de Dadores de Sangue.

No dia 16 de maio de 1993 teve lugar, no Auditório Municipal Beatriz Costa, na Vila de Mafra, a cerimónia da tomada de posse dos primeiros Órgãos Sociais.

Na primeira reunião a Associação resolveu fundar núcleos, em todas as freguesias do Concelho de Mafra, e promover, pelo menos, duas colheitas  de sangue, anuais,  em cada uma.

Em 1998 realizou-se, em Mafra, o Convívio Nacional e Internacional de Dadores de Sangue, com cerca de 4000 participantes, tendo sido inaugurada, nesse dia do encontro, a Sede da Associação num espaço cedido pela Câmara Municipal de Mafra.

No mesmo ano o Instituto Português do Sangue concedeu, à Associação de Mafra, um subsídio para a aquisição de uma carrinha que tem prestado um excelente serviço.

Os dadores  mafrenses ajudaram  a nascer os núcleos de Caneças, Famões e Ramada ( Concelho de Odivelas) e foram incentivadas pessoas, de Torres Vedras,para que criassem a sua própria associação.

A comemoração do 20º aniversário da Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Mafra vai acontecer, na Sede do Clube dos Gonçalvinhos, perto de Mafra, nos dias 25 e 26 de maio, sendo entregues diplomas e medalhas aos dadores.

Quem quiser saber algo mais sobre a instituição poderá conversar com os convidados, das 9 às 11 horas, através dos telefones do estúdio da RCM 261 817 205r ou 261 817 206.