quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

COMANDANTE DA EPI NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

O coronel João Pedro Ribeiro, novo Comandante da EPI, que nasceu na Covilhã em 1964, é o convidado da edição 1051, do programa « Disto é que eu Gosto, de 21 de janeiro.
Ingressou na Academia Militar em 1982 concluindo, em 1987, a licenciatura em ciências militares, no ramo infantaria.
Ao longo da sua vida militar desempenhou serviço na Academia Militar, Regimento de Infantaria do Funchal, Escola Prática de Infantaria, Comando da Instrução, Brigada Mecanizada Independente, Instituto de Altos Estudos Militares, Presidência da República e Comando das Forças Terrestres.
De março de 2006 a julho de 2008 exerceu as funções de Assessor Militar para o Exército do Presidente da República. Posteriormente foi nomeado 2º Comandante da Escola Prática de Infantaria onde esteve entre agosto de 2008 e dezembro de 2009.
Por despacho do General Chefe do Estado-Maior do Exército foi nomeado, por escolha, para Comandante da EPI, funções que assumiu em 5 de setembro do ano findo.
Na sua folha de serviços constam diversos louvores e condecorações das quais se destaca o grau de comendador da Ordem Militar de Avis, três Medalhas de serviços distintos, uma das quais com palma, a Medalha de Mérito Militar de 3ª classe, a Medalha de Defesa Nacional de 2ª classe, as Medalhas de 2ª e 3ª classes de D. Afonso Henriques, a Medalha de Prata de Comportamento Exemplar e duas Medalhas NATO da Campanha do Kosovo.
Os ouvintes que queiram conversar com o convidado poderão ligar para os telefones do estúdio da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.