segunda-feira, 27 de junho de 2011

FESTIVAL DO PÃO EM DESTAQUE NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

A edição 1022, do programa «Disto é que eu Gosto», de 2 de Julho, vai ter como convidados Paula Cordas, Directora do Departamento Sociocultural da Câmara Municipal de Mafra e coordenadora do evento; Paulo Fernandes, responsável pelo património e Custódio Rodrigues Alves, panificador do Concelho de Mafra.
O fabrico do pão saloio representa, actualmente, uma das mais importantes actividades industriais do município mafrense.
O chamado «Pão de Mafra» encontra-se, presentemente, em processo de certificação como produto de denominação de origem protegida.
O «Festival do Pão», que vai decorrer de 8 a 10 de Julho, no Jardim do Cerco, mesmo ao lado do Real Edíficio, mandado construir pelo Rei D. João V, é uma organização da Câmara Municipal de Mafra, com o apoio do Turismo de Portugal, Turismo de Lisboa, Giatul e Associação de Comércio, Indústria e Serviços do Concelho de Mafra ( ACISM).
Durante o festival haverá uma mostra gastronómica com a participação de 16 restaurante do Concelho de Mafra, onde não irá faltar o famoso «Pão de Mafra», bem como uma exposição e venda de artesanato, mostra de doçaria, feira saloia, actividades para crianças, folclore e, no último dia ( 10 de Julho), pelas 22 horas, será executada a 9ª Sinfonia «Coral», de Beethoven ( Hino da Alegria), na Basílica Nacional de Mafra.
Os ouvintes podem conversar com os convidados através dos dois telefones do estúdio da RCM 261 817 205 e 261 817 206.