segunda-feira, 30 de agosto de 2010

DR. ANTÓNIO M. BAPTISTA VAI FALAR NA RCM DO LIVRO LIBER CONSERVANDA SANITATE DO PAPA JOÃO XXI

O Dr. António Martins Baptista, Vice- Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, é o convidado da edição 979, do «Disto é que eu Gosto», de 4 de Setembro.
A partir das 9 horas o autor do Prefácio do Livro «Liber Conservanda Sanitate», de Pedro Hispano, irá falar daquele que foi o único papa português João XXI.
O papa médico deixou para a posteridade uma série de escritos, de que é exemplo esta obra que constitui, provavelmente, uma das primeiras contribuições sistémicas para a Medicina Preventiva.
O livro é um dos muitos trabalhos médicos que Pedro Hispano escreveu antes de ascender ao trono papal e trata-se de um brilhante resumo das doenças comuns à época e das medidas para as prevenir.
D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa, escreveu, também, no segundo Prefácio do livro que « João XXI está entre as personagens mais ilustres da nossa história. Evidencia-se, em Pedro Hispano médico, a profunda relação entre a sua cultura humanista e o interesse pela medicina».
Quem quiser conversar com o distinto clínico António Martins Baptista poderá utilizar um dos dois telefones do estúdio da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.