terça-feira, 18 de junho de 2013

FADISTA ORLANDO FRANCISCO NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Orlando Manuel Francisco, que nasceu na Moita, em 4 de junho de 1962, é o convidado da edição 1125, do programa «Disto é que eu Gosto», de 22 de junho.

O seu pai, empresário de hotelaria, apresentou o filho a António Mourão e ele achou que o menino, com apenas 8 anos, tinha potencial para cantar o fado. Participou, pela primeira vez, num espetáculo de Natal pelas mãos de Maria Eva e Costa Pereira, dois populares radialistas, na altura, do Rádio Clube Português.

Foi aluno do Colégio Militar e quando tinha 17 anos de idade foi, com alguns colegas, ouvir o fado ao Solar da Hermínia. Um colega pediu a Hermínia que deixasse cantar o Orlando Francisco e foi, assim, que tudo começou, passando a atuar, regularmente, na casa de fado da Hermínia, no Bairro Alto, em Lisboa. Cantou, depois, noutras casas lisboetas com conhecidos fadistas como o Vasco Rafael, Fernando Maurício, Fernanda Maria, Carlos Zel, Manuel de Almeida e tantos outros.

Parou de cantar, durante alguns anos, devido à sua carreira na aviação civil, como Piloto de Linha Aérea. Regressou em 2005 integrado no Grupo de Guitarras de Fado da Figueira da Foz. Tem cantado no país e no estrangeiro destacando-se o trabalho com Mário Rui guitarrista radicado no Brasil e residente em S. Paulo.

Orlando Francisco que reside, atualmente, em Vale de Cambra, continua a voar e a cantar o fado.

A partir das 9 horas irá falar, mais em pormenor, da sua vida artística e serão divulgados alguns fados do seu trabalho discográfico com o título genérico de «FADOS PARA SEMPRE».

Quem quiser conversar com o convidado poderá utilizar os telefones do estúdio da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.