terça-feira, 4 de agosto de 2020

JOVEM ACORDEONISTA SANTIAGO MARQUES NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

O acordeonista Santiago Rafael Afonso Pires Marques que nasceu, em 2007, em Coimbra e que partilha a data do seu nascimento com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, em 12 de dezembro, vai ser entrevistado, pelo telefone, na edição 1487, do programa «Disto é que eu Gosto», de 8 de agosto.

A novela «Água do Mar» que trazia, todos os dias, a sua casa a imagem de uma academia de música, trouxe-lhe o desejo de tocar numa guitarra aos 4 anos. A magia da música aos 5 anos entrou na sua vida. Nessa altura iniciou aulas de música numa escola particular, instrumento que ainda hoje pratica e estuda. O desejo de aprender música era enorme, por isso, surgiu-lhe a ideia de frequentar o Conservatório de Música em Coimbra.

A guitarra era o seu caminho, mas foi o acordeão que escolheu, aos 7 anos, quando entrou no Conservatório pois, nesse ano, não abriu o curso de guitarra. A frase « O acordeão faz uma festa inteira» determinou o seu caminho.

As audições no Conservatório, desde o início, aproximaram-no do palco. Há três anos surgiram os concursos de acordeão. A estreia foi em Santarém. Os óculos coloridos de Renzo Rogeri, por momentos, distraíram-no, com uma vontade de rir, tendo uma classificação pouco desejada. Aprendeu que em concurso só pode existir ele e o acordeão. A seguir, no concurso de Alcobaça, obteve o 3º lugar perante um júri constituído por João Barradas e o Alexandrer Dimitriéve.  No ano seguinte foi a Santarém, onde venceu, sendo convidado para a fase final do Troféu Mundial de Acordeão.

Tem um Cd intitulado «Acordeão Santiago Marques», com 11 temas, que vão ser divulgados, durante a entrevista, a partir das 10 horas.

Quem quiser falar com o jovem acordeonista pode ligar para o telefone 261 817 206 da Rádio do Concelho de Mafra.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt