segunda-feira, 25 de maio de 2020

A FADISTA MARIA DE LURDES BRÁS É A CONVIDADA DO «DISTO É QUE EU GOSTO»

A fadista Maria de Lurdes Silva Brás irá ser entrevistada, pelo telefone, na edição 1477, do programa «Disto é que eu Gosto», de 30 de maio.

A artista nasceu  no Alentejo e aos dez anos foi com os pais para Almada onde ainda reside.

O gosto pela poesia começa logo nos bancos da escola e, mais tarde, surge a paixão pelo fado quando ouviu cantar Fernando Farinha, que passa a ser o seu ídolo.

A sua mãe nunca gostou muito dessa sua tendência para o canto, mas ela cantava às escondidas e no trabalho para as colegas.

Um dia, já depois de casada, houve uma noite de fados e o marido levou-a até lá onde um amigo pediu para que cantasse, tendo sido estrondosamente aplaudida e incitada a continuar e até hoje nunca mais parou.

Como  gostava de fazer os seus versos, um dia lembrou-se de escrever uma letra para cantar e quando foi ensaiar a letra disseram-lhe que estava muito bonito, por isso, escreveu outra e outra e começou a cantar as suas letras.

Num concurso de poesia, no Seixal, enviou um poema e obteve uma 1ª menção honrosa em 1990.

Participou na noite de fado no Coliseu em 1990, 1991 e 1993.  Em 1994 recebeu o troféu da melhor letra no concurso de fado da Feira Popular e no ano seguinte uma colega fadista concorre com uma letra sua e conseguiu o troféu da melhor letra.

Em 1997 gravou o seu 1º Cd e em 2000 recebe uma menção honrosa no concurso de poesia na Associação  Manuel da Fonseca em Almada.

No ano 2005 gravou o seu 2º Cd e em 2009 o terceiro para comemorar os 25 anos de fado.

O seu 1º livro « POESIA ALINHAVADA», da Chiado Editora, que foi editado em 2012, é uma sinfonia de versos vagabundos que foi muito bem recebido por todos.

Em 2017 concretizou-se mais um livro de poesia, Lamiré Poético, que é a união poética e musical numa harmonia perfeita.

Os ouvintes, como é costume, podem ligar para o estúdio da Rádio do Concelho de Mafra, através dos telefones 261 817 205 ou 261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte de Portugal e no estrangeiro, basta usar o link https://www.rcmafra.pt