segunda-feira, 7 de outubro de 2019

FADISTA ANTÓNIO LAVINHA NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Na edição 1451, de 12 de outubro, vai ser comemorado o 28º aniversário do programa mais antigo da Rádio do Concelho de Mafra, «Disto é que eu Gosto», tendo como convidado o fadista António Manuel Lavinha, que nasceu no Alentejo, na Freguesia da Amareleja, Concelho de Moura, no dia 25 de março de 1964.

Veio viver para o Concelho da Amadora, com tenra idade, onde herdou o gosto pelo fado através de seu pai, que cantava nas tabernas, tendo duas paixões na vida… O Fado e a Poesia.

Nos anos 80, com os seus amigos, frequentou e cantou em vários retiros e restaurantes típicos como  «O Gamboa», «O Curral» ou o «Noites de Luar».

Teve sempre aptidão para a escrita, terminando os seus estudos de Português, História e Filosofia, no ano de 1992.  Casou-se em 1993. Dois anos depois, uma semana antes da sua única filha nascer, organizou uma tertúlia fadista, convidando, do elenco do Restaurante do fadista Rodrigo, a artista Berta Cardoso, o guitarrista António Parreira e o viola Guilherme Carvalhais.

Em 2009 começou a frequentar o Clube Lisboa Amigos do Fado, em Marvila.

A partir das 9 horas vai ser divulgado o seu primeiro trabalho discográfico com o título «FADOS DE MIM» - O Passado… Ontem e Antes. Irá, também, falar da sua excelente obra poética «TRAVESSIAS DE DESCOBERTA».

Quem quiser conversar com o fadista pode ligar para os telefones do estúdio da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.

Para ouvir o programa, em Portugal ou no estrangeiro, basta usar o link http://www.rcmafra.pt