quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

GRUPO CONCERTINAS DO OESTE NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

A primeira edição de 2015, de 3 de janeiro, do programa «Disto é que eu Gosto», que tem o nº 1204, vai ter como convidados os cinco músicos do Grupo Concertinas do Oeste/A-dos -Cunhados/Torres Vedras, que irão tocar ao vivo das 9 às 11 horas.

O professor de música Vasco Lopes teve a ideia de convidar a sua filha Liliana Lopes para acompanhar uns amigos com o bombo e, assim, surgiu o Grupo de Concertinas do Oeste que fez a sua primeira atuação em janeiro de 2012.

Em julho de 2014 o jovem Rúben Alves juntou-se ao grupo apenas com 15 meses de aprendizagem.

Nas festas de arraial costumam animar duas ou três horas antes dos conjuntos. Participam, também, em arruadas, feiras, tasquinhas, festa de aniversários e outros eventos.

Ultimamente o grupo tem sido convidado para estar presente em «Encontros de Concertinas».

Os ouvintes podem conversar com os elementos do grupo através dos telefones do estúdio da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

FADISTA MIGUEL RAMOS NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Miguel Ramos, que nasceu em Lisboa em 1976, no seio de uma família de fadistas, é o convidado da edição 1203 do programa «Disto é que eu Gosto», de 27 de dezembro.

Desde muito novo acompanhava o seu pai, Vítor Ramos, quando ele ia tocar nas casas de fado em Lisboa.

O Miguel começou a cantar, por brincadeira, aos 8 anos de idade, na coletividade Santos Futebol Clube, na Rua de S. Bento e, desde aí, nunca mais parou. Aos 14 nos iniciou a sua carreira como fadista na casa de fado «Os Ferreiras», precisamente no local onde também cantava o Rei do Fado Fernando Maurício.

Em 1994 fez a sua primeira gravação em cassete na editora «Gravisom».

No ano de 1996 concorreu a vários concursos de fado tendo obtido, em todos, o 1º lugar com a balada do Sol Errado. De todos os concursos faz questão de realçar três: o «Fado Mora na Feira», na antiga feira popular onde,  para além do 1º lugar, ganhou também os prémios de melhor voz, melhor dicção e melhor presença; o concurso na Academia «Alunos de Apolo» e a Grande Noite do Fado no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Após a sua consagração na Grande Noite do Fado foi convidado a integrar os elencos das casas de fado, mais prestigiadas do país, tais como: Restaurantes Típicos «O FORCADO», «OS FERREIRAS» E «O FAIA».

Cantou para as comunidades portuguesas de França, Holanda, Bélgica e Estados Unidos da América. 

Aos 24 anos foi convidado para tomar parte no elenco da peça de teatro «AMÁLIA», de Filipe La Féria, durante dois anos.

Mais tarde também foi convidado para a peça de teatro «Casa de Fados», no Teatro Villaret. Posteriormente aceitou o convite de Jorge Fernando para fazer parte do CD « 100 anos de Fado».

Como músico teve o privilégio de substituir aquele que ainda hoje é a sua referência musical Carlos Manuel Proença.

Os ouvintes podem conversar com o fadista através dos telefones do estúdio da RCM 261 817 205 ou 261 817 206. Quem quiser também terá tempo de antena para enviar a sua mensagem de Ano Novo para familiares, amigos ou instituições.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

PADRE MANUEL CUSTÓDIO LANGANE VAI FALAR DO NATAL NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

O Pároco de Alcainça, Cheleiros e Igreja Nova, padre Manuel Custódio Langane, é o convidado da edição 1202, de 20 de dezembro, do programa «Disto é que eu Gosto».

O sacerdote, que nasceu na aldeia Bilene Macia, em Moçambique, em 5 de julho de 1968, irá explicar qual o significado religioso do Natal e como é comemorado em Moçambique.

A exemplo dos anos anteriores iremos divulgar as tradições de Natal, quer em Portugal quer no estrangeiro, bem como a gastronomia e doçaria desta quadra festiva.

O Padre Custódio fez os seus estudos primários em Bilene e o secundário em Maputo. Aos 16 anos teve o chamamento para a vida sacerdotal, tendo entrado para o Seminário de Maputo. Estudou Teologia na Universidade de Pretória e Filosofia na Universidade de Durban, na África do Sul, sendo ordenado padre em 11 de junho de 2000 em Moçambique. De 2001 a 2006 foi Missionário em Angola.

Veio para Portugal em 2007. Foi nomeado em 2008 para a Paróquia de Loures e em 2010 para a de Sintra. Desde 2013 é pároco em Alcainça, Cheleiros e Igreja Nova, no Concelho de Mafra.

Quem quiser dirigir a sua mensagem de Natal para familiares, amigos e instituições pode utilizar um dos telefones do estúdio da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

RÚBEN ALVES JÁ GRAVOU O 1º CD E VAI ESTAR NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

No dia 15 de novembro, deste ano, o jovem tocador de concertina Rúben Alves, do Varatojo, Concelho de Torres Vedras, esteve no programa «Disto é que eu Gosto» e prometeu voltar quando gravasse o seu primeiro CD.

O sonho tornou-se rapidamente em realidade, por  isso, será o convidado da edição 1201, de 13 de dezembro, para divulgar o trabalho discográfico que tem quinze temas.

Os ouvintes podem conversar com o Rúben Alves, que tem apenas 14 anos de idade, através dos telefones do estúdio da RCM  261 817 2095 ou 261 817 206.

NOTA: CLICAR NA FOTO PARA VER MELHOR.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

JORNALISTA HERNÂNI DE CARVALHO NO «DISTO É QUE EU GOSTO<«

O jornalista Hernâni de Carvalho, que nasceu em Lisboa e vive em Mafra há 5 anos, é o convidado da edição 1200, do programa «Disto é que eu Gosto», de 6 de dezembro.

Entrou para a RTP em 1982 onde esteve 21 anos.  Foi enviado especial como repórter de guerra ao Paquistão, Afeganistão, Timor-Leste, Jugoslávia, entre outros.

Em 2003 sai da RTP, vai para o «Independente», colabora com o «Correio da Manhã» e com a «Revista Sábado», passando a assinar, na SIC, crónicas de análise criminal. Em 2007 vai para a TVI de onde regressa à SIC, em 2010, onde ainda se mantém. Desde 2002 é Auditor de Defesa Nacional.

Tem 10 livros publicados na área da criminalidade. É licenciado em Psicologia e é também graduado em Ciências da Religião. Recebeu a Medalha de Mérito da Cruz Vermelha Portuguesa e as Medalhas das cidades de Loures e Odivelas.

Foi autarca independente em Loures; Vereador em Odivelas e, em Sintra, fez parte da Assembleia Municipal.

Como é hábito os ouvintes podem conversar com o convidado através dos telefones do estúdio da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.