segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

FADISTA MIGUEL RAMOS NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Miguel Ramos, que nasceu em Lisboa em 1976, no seio de uma família de fadistas, é o convidado da edição 1203 do programa «Disto é que eu Gosto», de 27 de dezembro.

Desde muito novo acompanhava o seu pai, Vítor Ramos, quando ele ia tocar nas casas de fado em Lisboa.

O Miguel começou a cantar, por brincadeira, aos 8 anos de idade, na coletividade Santos Futebol Clube, na Rua de S. Bento e, desde aí, nunca mais parou. Aos 14 nos iniciou a sua carreira como fadista na casa de fado «Os Ferreiras», precisamente no local onde também cantava o Rei do Fado Fernando Maurício.

Em 1994 fez a sua primeira gravação em cassete na editora «Gravisom».

No ano de 1996 concorreu a vários concursos de fado tendo obtido, em todos, o 1º lugar com a balada do Sol Errado. De todos os concursos faz questão de realçar três: o «Fado Mora na Feira», na antiga feira popular onde,  para além do 1º lugar, ganhou também os prémios de melhor voz, melhor dicção e melhor presença; o concurso na Academia «Alunos de Apolo» e a Grande Noite do Fado no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Após a sua consagração na Grande Noite do Fado foi convidado a integrar os elencos das casas de fado, mais prestigiadas do país, tais como: Restaurantes Típicos «O FORCADO», «OS FERREIRAS» E «O FAIA».

Cantou para as comunidades portuguesas de França, Holanda, Bélgica e Estados Unidos da América. 

Aos 24 anos foi convidado para tomar parte no elenco da peça de teatro «AMÁLIA», de Filipe La Féria, durante dois anos.

Mais tarde também foi convidado para a peça de teatro «Casa de Fados», no Teatro Villaret. Posteriormente aceitou o convite de Jorge Fernando para fazer parte do CD « 100 anos de Fado».

Como músico teve o privilégio de substituir aquele que ainda hoje é a sua referência musical Carlos Manuel Proença.

Os ouvintes podem conversar com o fadista através dos telefones do estúdio da RCM 261 817 205 ou 261 817 206. Quem quiser também terá tempo de antena para enviar a sua mensagem de Ano Novo para familiares, amigos ou instituições.