domingo, 10 de fevereiro de 2013

FADISTAS ALEXANDRA E GONÇALO SALGUEIRO NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

video

video

Os famosos fadistas Alexandra e Gonçalo Salgueiro são os convidados da edição 1107, do programa «Disto é que eu Gosto», de 16 de fevereiro.

Alexandra nasceu na Soalheira, Concelho do Fundão, passando a sua infância em Moçambique de onde regressou nos anos 70.

 Concorreu,em 1979, ao Festival RTP da Canção com «Zé Brasileiro Português  de Braga»

 Em dueto com António Sala participa no Festival RTP da Canção de 1980 com «Uma Razão de Ser».

Volta a participar, em 1982, no Festival ficando em 3º lugar com o tema «Até Amanhecer» com que ganha o Prémio de Interpretação.

A convite de Filipe La Féria foi protagonista do Musical « AMÁLIA» onde obteve o seu maior sucesso Nacional e Internacional.

Foi homenageada em 2003 com a Medalha de Prata de Mérito pelo Município do Fundão e em 2009 recebe o troféu atribuido pela Fundação Amália Rodrigues.

Filipe La Féria convidou-a, novamente, em 2010 para o seu musical «Fado História de um Povo».

A findar o ano de 2012 a artista recebeu das mãos de António Costa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, a Medalha de Mérito Grau Ouro da Cidade.

O fadista GONÇALO SALGUEIRO, alentejano de Montemor-o-Novo, também integrou o musical «AMÁLIA», onde desempenhou o papel de Eduardo Ricciardi.

Em 2012 foi distinguido,pela Fundação Amália Rodrigues,com o Prémio Tributo.

O encenador Filipe La Féria chamou-o, em 2007, para interpretar a figura de Jesus Cristo,no musical « Jesus Cristo Superstar», que se estreou no Teatro Rivoli, no Porto, onde se manteve com lotações esgotadas durante seis meses. Veio depois, em 2008, para o Teatro Politeama, em Lisboa.

A Sociedade Portuguesa de Autores, na homenagem ao «Fado»,resolveu distingui-lo em 2011.

Fez, também, parte das duas produções de Filipe La Féria «Fado - História de um Povo» e «O Melhor de La Féria».

Gonçalo Salgueiro e Alexandra aderiram, com muito entusiasmo, ao projeto «ABRAÇO LUSITANO» cuja estreia ocorreu, no dia 22 de janeiro, no Cinema São Jorge, em Lisboa, com lotação esgotada e o público a aplaudir de pé.

Os ouvintes  vão ter a oportunidade de conversar com os dois populares fadistas através dos telefones do estúdio da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.