segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

PADRE LEITÃO DOS SANTOS FALA DO NATAL NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

O Padre António Joaquim Leitão dos Santos que nasceu, na Achada, Freguesia de Mafra, em 1940, é o convidado da edição 1099, de 22 de dezembro, do programa «Disto é que eu Gosto».

Quando terminou a escola primária foi dar serventia a pedreiros, na Remonta ( atual Centro Militar de Educação Física e Desportos de Mafra) onde trabalhava o seu pai.

Aos 14 anos decidiu ir estudar para ser padre, por isso, nos finais de setembro, entrou na Escola Apostólica de Oleiros, Felgueiras, no Seminário dos Padres Vicentinos.  Em 1959 ingressou no Seminário Interno de S. Vicente de Paulo, em Mafra, onde fez o noviciado. Passados dois anos foi, novamente, para Felgueiras para o Seminário Maior, em Pombeiro.

Terminados os estudos filosóficos - teológicos foi ordenado presbítero, em Fátima, tendo celebrado Missa Nova, na Basílica do Palácio Nacional de Mafra, no dia 27 de agosto de 1967.

Em outubro de 1967 foi para Quelimane, Moçambique, onde permaneceu até à independência.

Desde 1986 é Assessor Regional Sul da Juventude Mariana Vicentina.

Em finais de 2009 veio para a Casa Central, na Rua do Século, em Lisboa, onde além do trabalho pastoral, sobretudo com os jovens, desempenha as funções de Ecónomo da Casa e de Secretário Provincial.

A partir das 9 horas o Padre Leitão dos Santos irá falar do significado religioso do Natal, dos costumes e da gastronomia própria desta quadra festiva.

Quem quiser conversar com o sacerdote convidado do «Disto é que eu Gosto» ou enviar mensagens para familiares, amigos ou instituições poderá utilizar os telefones do estúdio da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.