segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

FADISTA VITOR DUARTE MARCENEIRO NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Vítor Duarte Marceneiro, neto do popular fadista Alfredo Marceneiro, é o convidado da edição 1003, do programa «Disto é que eu Gosto», de 19 de Fevereiro.
Aos Sábados, com apenas 10 anos, Vítor Marceneiro, já acompanhava o avô ou o pai, Alfredo Duarte Júnior, aos espaços fadistas em Alfama ou Bairro Alto. Só aos 20 anos, este filho do Bairro de Alcântara, cantou pela primeira vez em público.
Teve ainda uma curta experiência no Restaurante Típico Luso ao lado de Tristão da Silva, Augusta Ermida e Plínio Sérgio, tendo gravado, com o avô e o pai, para duas discográficas.
Em 1995 editou o seu primeiro livro «Marceneiro - Três Gerações de Fado». Foi produtor de várias gravações fonográficas quer do avô quer do pai. Realizou várias conferências sobre temas e figuras fadistas, com destaque para o seu avô, bem como Hermínia Silva, Berta Cardoso e Manuel de Almeida entre outros.
Actualmente está empenhado em colocar Lisboa no Guiness Book como « a cidade mais cantada no mundo».
Em 2008 foi galardoado pela Fundação Amália Rodrigues com o prémio ENSAIO/DIVULGAÇÃO.
A partir das 9 horas será divulgado o seu trabalho discográfico com o título genérico «GERAÇÃO MARCENEIRO -FADOS COM TRADIÇÃO» e, também, um «DUETO DOS MARCENEIROS AVÔ & NETO».
Quem quiser conversar com o neto de Alfredo Marceneiro poderá utilizar os telefones do estúdio da RCM 261 817 205 e 261 817 206.