terça-feira, 29 de junho de 2010


JOSÉ AUGUSTO CARACOL VAI TOCAR HARMÓNICA BOCAL NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

O popular tocador de harmónica bocal José Augusto Caracol é o convidado da edição 970 do programa «Disto é que eu Gosto».
José Augusto, que tem 60 anos, nasceu na povoação dos Gorcinhos e reside, actualmente, no lugar do Zambujal, Freguesia de Mafra.
Com apenas 5 anos de idade começou a tocar realejo, também chamado gaita de beiços, e nunca mais parou.
Gostava de se fazer ouvir durante os ensaios do antigo Rancho Folclórico de Santo André, de Mafra.
Recentemente actuou no Auditório Municipal Beatriz Costa, em Mafra, tendo sido muito aplaudido.
No próximo dia 19 de Agosto, pelas 22 horas, vai tocar na Praça da República, vulgo Jogo da Bola, na Vila da Ericeira, com a banda do cantor mafrense Jorge Vadio.
A partir das 9 horas José Caracol irá contar várias histórias da sua vida artística e tocará, ao vivo, alguns temas do seu vasto reportório.
Os telefones do estúdio da RCM 261 817 205 e 261 817 206 estarão disponíveis para que os ouvintes possam conversar com o artista saloio José Augusto Caracol.

domingo, 27 de junho de 2010



ALMOÇO NA ENXARA DO BISPO PARA A ESTÁTUA DE JOÃO XXI

No dia 27 de Junho realizou-se o almoço-convívio, na sede da Associação Cultural e Desportiva de Enxara do Bispo, a favor da estátua do único papa português João XXI, a erigir nas imediações da Igreja de Santo André, na Vila de Mafra.
O entusiasmo foi tão grande que ficou a promessa de levar a efeito outro encontro, no mesmo local, antes do fim deste ano.

O almoço decorreu no primeiro piso da colectividade estando, em destaque, a maqueta da estátua da autoria do escultor Rogério Timóteo, do Concelho de Sintra.
No fim da refeição, na sala de espectáculos, actuou a popular Banda T.H.O.C. e houve leilão das ofertas. Um quadro pintado à mão rendeu 30 euros e uma garrafa, em vidro, com a configuração de uma espingarda, com 1,15 m de altura, cheia de vinho especial, foi entregue por 50 euros.

ALMOÇO SEM DESPESAS

Graças à boa vontade da Presidente da Junta da Freguesia da Enxara do Bispo, Natércia Simões, e de habitantes que colaboraram , gratuitamente, a iniciativa foi um êxito.
A Junta e alguns benfeitores assumiram todos os encargos não tendo havido, por isso, qualquer despesa, do que resultou uma receita total (almoço e leilões) de 836 euros.
A refeição foi confeccionada pelas senhoras que costumam ajudar na paróquia e que manifestaram uma grande satisfação pelo trabalho que prestaram a favor da construção da estátua de João XXI.



quarta-feira, 23 de junho de 2010


terça-feira, 22 de junho de 2010


segunda-feira, 21 de junho de 2010


OS 100 ANOS DA REPÚBLICA PORTUGUESA NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

O professor mafrense João Azeiteiro é o convidado da edição 969, do «Disto é que eu Gosto», de 26 de Junho.
A partir das 9 horas o investigador e historiador João Azeiteiro irá descrever alguns pormenores sobre o fim da Monarquia e a implantação da República Portuguesa.
Quem consultar, na Internet, a página da Junta da Freguesia da Ericeira, ficará a saber que « eram cerca das 15 horas, do dia 5 de Outubro de 1910, quando o Rei D. Manuel II, então com apenas 20 anos de idade, acompanhado pela mãe, a Rainha D. Amélia e pela avó, a Rainha D. Maria Pia, vindos de Mafra, surgiram de automóvel, na Vila da Ericeira, para embarcarem no Iate D. Amélia, fugidos da revolução republicana que se instalara, na véspera, em Lisboa».
A afluência nas Ribas, da Praia dos Pescadores, era imensa. Tudo silencioso, mas de muitos olhos corriam lágrimas.
O Rei D. Manuel II dormiu a última noite em Portugal, no Palácio de Mafra, antes de embarcar para o exílio. Dizem que dormiu um sono muito descansado, apesar da grande movimentação republicana, porque o médico que o acompanhava lhe deu medicação bastante forte para o obrigar a dormir.
O ouvinte poderá conversar com o professor Azeiteiro através dos telefones do estúdio da RCM 261 817 205 e 261 817 206.



terça-feira, 15 de junho de 2010



GRUPO ATMA VAI ESTAR NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Os quatro elementos do Grupo ATMA são os convidados da edição 968, do «Disto é que eu Gosto», de 19 de Junho.
ATMA nasceu no início do ano de 2007, tendo como origem e base um duo composto por Hugo Claro e Jorge Machado. Com Alma de Viajante, ATMA vive da fusão de diferentes sonoridades e culturas caminhando por vários estilos, cheiros, climas e ambientes, com sons que convidam ora ao silêncio e à contemplação, ora a um pulsar de energia festiva. No fim de 2007 passa a ter a participação de Berta Azevedo e, no ano seguinte, com Caroline Oulman o projecto passa a ter a componente da dança.
Este ano lança o seu 1º álbum com o título genérico «COM A MESMA ALMA», contando no concerto de lançamento com a participação de João Novais, no contrabaixo.
Os ouvintes, como habitualmente, vão poder conversar com os elementos do ATMA através dos dois telefones do estúdio da RCM 261 817 205 e 261 817 206.

segunda-feira, 14 de junho de 2010


sábado, 12 de junho de 2010


JOSÉ MANUEL CONCHA VAI CANTAR NO ALMOÇO DA ENXARA DO BISPO

O cantor José Manuel Concha que esteve, no dia 12 de Junho, no programa da RCM, «Disto é que eu Gosto», prometeu participar no almoço-convívio que vai ter lugar, no próximo dia 27 de Junho, na colectividade cultural e recreativa da Enxara do Bispo.
O artista, que está a comemorar os seus 50 anos de carreira, irá cantar, no fim do almoço, alguns temas do seu vasto reportório.
José Manuel Concha com este gesto pretende contribuir para a campanha de angariação de fundos a favor da construção da estátua do único papa português que vai ser erigida, oportunamente, na Vila de Mafra.

sexta-feira, 11 de junho de 2010


JOSÉ MANUEL CONCHA EM VEZ DE PAULO ALEXANDRE

Devido a um acidente, que provocou a fractura de várias costelas, o cantor Paulo Alexandre não pode comparecer na edição 967, do «Disto é que eu Gosto», de 12 de Junho.
A artista Maria de Lurdes Resende, que estava previsto acompanhá-lo, também não irá ao programa, mas já garantiu a sua presença quando o autor de «verde vinho» estiver completamente recuperado.
Perante esta situação irá estar no estúdio da RCM o cantor JOSÉ MANUEL CONCHA para falar das suas bodas de ouro dedicadas à música portuguesa.
A partir das 9 horas o ouvinte poderá conversar com o famoso cantor, que pertencia ao duo « Conchas», devendo para o efeito utilizar os dois telefones da RCM 261 817 205 e 261 817 206.

segunda-feira, 7 de junho de 2010



PAULO ALEXANDRE E MARIA DE LURDES RESENDE NO DISTO É QUE EU GOSTO

Paulo Alexandre, autor da canção de sucesso «VERDE VINHO» e Maria de Lurdes Resende, que também imortalizou o tema «ALCOBAÇA», são os convidados da edição 967, do «Disto é que eu Gosto», de 12 de Junho.
Modesto Pereira da Silva Santos, que tem o nome artístico de Paulo Alexandre, nasceu em Vouzela, em 16 de Fevereiro de 1931.
Durante 37 anos exerceu funções como bancário. Em 1954 inicia a sua actividade como cançonetista, na então Emissora Nacional e, mais tarde, como realizador - apresentador de programas radiofónicos na RDP1 e RDP Internacional.
Lançou, agora, um livro com o título «DUAS VIDAS NUMA SÓ» que vai divulgar para os ouvintes do «Disto é que eu Gosto».
Maria de Lurdes Dias Resende nasceu no Barreiro, em 1927, estreando-se, na Emissora Nacional, em 1945. Foi Rainha da Rádio, em 1955, ano que obteve a vitória no prémio «Canção de Sucesso», realizado em Génova, com a canção «ALCOBAÇA», com letra de Silva Tavares e música do maestro Belo Marques.
Em 1964 estreia-se como apresentadora de TV, ao lado de Artur Agostinho, num concurso da RTP. Em 1966 recebe os 1º e 2º prémios do Festival Internacional da Canção realizado em Toronto, no Canadá.
Por ocasião dos seus 25 anos de carreira foi-lhe entregue, em 1970, a Comenda da Ordem de Benemerência.
Em 1995 foi homenageada, em Alcobaça, quando completou 50 anos de vida artística.
Recebeu as Medalhas de Prata das Câmaras Municipais do Barreiro, Alcobaça e Lamego, bem como a Medalha de Ouro da Câmara Municipal do Barreiro.
Quem quiser poderá conversar com os dois convidados do programa através dos telefones do estúdio da RCM 261 817 205 e 261 817 206.


domingo, 6 de junho de 2010


ALMOÇO-CONVIVIO PARA A ESTÁTUA DE JOÃO XXI

Na sede da Associação Cultural e Desportiva de Enxara do Bispo, no Concelho de Mafra, realiza-se, no próximo dia 27 de Junho ( DOMINGO), pelas 13 horas, um almoço - convívio cuja receita reverte, integralmente, a favor da estátua do único papa português, João XXI, a erigir, na Vila de Mafra, nas imediações da Igreja de Santo André.
A refeição vai ser confeccionada pelas incansáveis senhoras que costumam colaborar com a paróquia.
Desde a primeira hora o pároco da Enxara do Bispo, padre Jorge Sobreiro, está a dar um entusiástico apoio à iniciativa. A Presidente da Junta de Freguesia, Natércia Simões, também está empenhada para que o convívio seja um êxito.
No fim do almoço, numa sala cedida pela direcção da colectividade, haverá uma tarde dançante abrilhantada pela popular BANDA THOC, com entradas livres.
A comissão organizadora agradece que levem para o convivio alguma oferta para o leilão.
O preço, por pessoa, é de 10 euros.
Já estão abertas as inscrições através dos telefones 261 786 138, 261 786 380, 261 785 005, Papelaria // (Mafra) - 261 815 701 e nos locais do costume, na Enxara do Bispo.
Que ninguém falte ! ...