quarta-feira, 24 de novembro de 2010

AMÂNDIO QUINTO NA RCM PARA FALAR DA LENDA DOS RIOS GÉMEOS LIZANDRO E SIZANDRO

O malveirense Amândio Mendes Borrega Quinto é o convidado da edição 991, do programa «Disto é que eu Gosto», de 27 de Novembro.
Em 1928, na Vila da Malveira, nasceu Amândio Quinto que iniciou a sua actividade comercial em Dezembro de 1951, num dos estabelecimentos comerciais cedidos por seu pai, onde desenvolveu a actividade do comércio de armas, munições e material para a prática do tiro desportivo e caça. Coordenou e executou a montagem de cerca de 162 Campos de Tiro em Portugal. Foi fundador da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Malveira, com apenas 15 anos de idade. Colaborou nos jornais «Diário de Notícias», «O Século», «Diário Ilustrado», jornal «Caça e Pesca», jornal Monárquico « O Debate» e os periódicos regionais «O Jovem», «O Carrilhão» e várias revistas. No ramo das artes e espectáculos foi amador e escritor teatral. Foi agraciado com a Cruz de Mérito com placa da Causa Monárquica e é cavaleiro honorário da Ordem de S. Miguel da Ala, fundada por D. Afonso Henriques, em 1171. É também Cavaleiro da Real Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, possuindo a respectiva Medalha de Mérito. No campo político foi fundador do Partido Liberal, Partido Popular Monárquico (PPM) e co-autor da Aliança Democrática (AD). Através do PPM foi três vezes candidato à Assembleia da República. Editou várias publicações literárias e foi colaborador do Boletim Cultural da Câmara Municipal de Mafra. Deus, Pátria e Rei é a trilogia que sempre defendeu desde a sua adolescência.
A partir das 9 horas Amândio Quinto irá falar, em pormenor, do seu mais recente livro «A LENDA DOS RIOS GÉMEOS LIZANDRO E SIZANDRO», com prefácio do jornalista Luis Arriaga.
Os ouvintes podem conversar com o convidado do «Disto é que eu Gosto» através dos telefones do estúdio da RCM 261 817 205 e 261 817 206.