terça-feira, 19 de janeiro de 2010

LIANA,QUE CANTA O FADO DESDE OS 9 ANOS,NA RCM

Liana que nasceu em Coimbra e mudou-se, muito cedo, para Lisboa é a convidada da edição 947, do «Disto é que eu Gosto», de 23 de Janeiro. A artista começou a cantar o fado, com apenas 9 anos de idade, no Coliseu dos Recreios.
Aos 14 anos ganhou o mais importante concurso de fado, em Portugal, a «GRANDE NOITE DO FADO DE 1994». Com 16 anos repete a proeza, sendo a primeira pessoa a vencer, duas vezes, aquele concurso.
Entre outros 11 primeiros prémios foi a vencedora, em 2000, do Festival RTP da Canção. Sob a direcção de Filipe La Féria interpretou o papel principal da fadista Amália Rodrigues, quando jovem, no «MUSICAL AMÁLIA», durante cinco anos. Em 2004 foi lançado o CD «Fado.pt» um trabalho experimental pioneiro que não obedecia aos padrões tradicionais do fado e dividiu a crítica em Portugal, mas recebeu elogios no circuito da world music. Liana lançou em 2005 o CD «SOMBRA», de fado tradicional, em edição de autor. Fez parte do elenco da Casa do Fado «Velho Pátio de Santana», em Lisboa, durante dois anos e, ao mesmo tempo, interpretou vários estilos musicais de jazz e pop, sob a direcção de Óscar Romero. Em 2007 junta-se à banda luso-sueca Stockholm Lisboa Project, lançando o CD com o título «SOL» em que se fundem as raizes da música tradicional Portuguesa e Sueca, cantando o fado com instrumentos não comuns a esta música tais como mandola nórdica, violino, harmónicas ou bandolim. Ainda em 2007 parte para Londres com uma bolsa de estudo da GDA e aí reside durante três anos enquanto cumpre a licenciatura em Turismo. Em Londres torna-se sócia-gerente de uma casa de fados «O FADO», no cosmopolita centro da cidade, onde produz inúmeros eventos culturais relacionados com a cultura portuguesa.Lecciona também a história do fado e formas de o cantar em workshops para estrangeiros em Londres e em mais cidades. Em 2008 dá um concerto pontual com a prestigiada cantora árabe Reem Kelani que, pelo sucesso, se torna num novo projecto de continuidade. «From Palestine to Portugal», explora as raízes árabes na cultura e música portuguesa, estando para breve um registo discográfico do mesmo. Lança em 2009 o segundo álbum com os Stockholm Lisboa Project - «Diagonal» - disco que recebeu as melhores críticas nas revistas de world music, incluindo o prémio de melhor disco do ano 2009 pela crítica alemã. Fez tournées na Austrália, Estados Unidos da América, Canadá e Brasil, bem como em vários países europeus ( Espanha, França, Luxemburgo, Suiça, Suécia, Inglaterra, Alemanha, Holanda, Finlândia, Roménia e Áustria).
Depois de tanto encontro internacional, volta para Portugal em 2010, desejosa de trabalhar nos meios de fado tradicional os temas do seu próximo disco a solo, num regresso às suas origens em 1989 nos circuitos de fado vadio e amador.
A partir das 9 horas vai ser divulgado o novo trabalho discográfico de Liana.
Os ouvintes vão ter oportunidade de conversar com a artista convidada através dos dois telefones do estúdio da RCM 261 817 205 e 261 817 206.