terça-feira, 22 de julho de 2025

O CD «DISCO DE OURO 25/26 NO »DISTO É QUE EU GOSTO»

Na edição 1.746, de 26 de julho, do programa «Disto é que eu Gosto», da Rádio do Concelho de Mafra, vai ser divulgado o CD « DISCO DE OURO 25/26» editado pela Espacial Música.

Para os verdadeiros fãs de música e para todos os que procuram o melhor que Portugal tem para oferecer em termos musicais, chega agora «Disco de Ouro 25/26».

O novo CD que reúne os intérpretes que mais se destacaram na música ligeira e popular portuguesa, com temas que se tornaram sucesso e que prometem continuar a animar festas, romarias e momentos especiais por todo o país.

« Disco de Ouro 25/26 » é uma verdadeira amostra da diversidade de estilos e da riqueza cultural da música portuguesa. Do humor e irreverência  ao romantismo e á energia contagiante, este álbum é uma celebração da nossa identidade musical.

Uma  seleção de luxo da qual fazem parte: Cláudia Nayara, Quim Barreiros, Toy, Sons do Minho, Lúcia Pérez & Zé Amaro, Toka & Dança, Augusto Canário & Amigos, 4 Mens, Jorge Ferreira, Victor Rodrigues, Tita, Rita & Daniela, Cristiana Pereira, Xavier, Cristiana Sá & Companhia , Jorge Loureiro, Johnny Abreu, Lucas & Matheus Júnior, Carla Blondie, Linda Neto Feat Quim dos Apitos, Rúben Rodrigues  e Banda Aleziv.

Disco de Ouro 25/26  é uma referência representativa da vitalidade e autenticidade da música portuguesa, a coletânea que não pode mesmo perder e já se encontra disponível digitalmente em todas as plataformas digitais.

A partir das 9h30m vamos divulgar os 22 temas do Cd e os ouvintes podem ligar para os telefones da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.

Para ouvir o programa na região de Mafra/Lisboa deve sintonizar o 105.6 FM e no resto do país e estrangeiro através do link https://www.radios.pt/?page_id=819&id=687


  

   

terça-feira, 15 de julho de 2025

RANCHO FOLCLÓRICO ALEGRIA DO MINHO NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Na edição 1.745, de 19 de julho, do programa «Disto é que eu Gosto», da Rádio do Concelho de Mafra, vai ser divulgado o CD do Rancho Folclórico Alegria do Minho «Assorpim», com 12 temas.

Fundado a 29 de agosto de 2012, o Rancho Folclórico Alegria do Minho é um agrupamento de Folclore e Etnografia minhoto sediado no Distrito de Lisboa, mais concretamente no Concelho de Amadora, na Freguesia da Mina de Água.

A ARFAM ( Associação Rancho Folclórico Alegria do Minho) é formada por um grupo de pessoas oriundas do Alto Minho que propõem manter vivas as tradições, mostrando de uma forma verdadeiramente digna os usos, costumes e etnografia da região do Alto Minho, expandindo a sua representação até ao Concelho de Vila Verde.

Apesar da sua juventude, o grupo tem vindo a desenvolver um trabalho em demasia, pesquisa e recolha, como nas danças e cantares, usos e costumes, trajes e indumentárias.

O grupo encontra-se filiado na Federação do Folclore Português como sócio efetivo.

A partir das 10 horas iremos falar com Vera Rodrigues e vamos divulgar os 12 temas do CD e os ouvintes podem ligar para o telefone da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 206.

Para ouvir o programa na região de Mafra/Lisboa, deve sintonizar o 105.6 FM e  no resto do país e estrangeiro através do link https://www.radios.pt/page_id 819&=687


 

terça-feira, 8 de julho de 2025

«PORTUGAL A BAILAR 25 / 26 NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Na edição 1.744, de 12 de julho, do programa «Disto é que eu Gosto», Rádio do Concelho de Mafra, vai ser divulgado o Cd Portugal a Bailar 25/26, editado pela Espacial Música.

O álbum promete animar festas, romarias e os eventos  mais concorridos de norte a sul do país.

«Portugal a Bailar 25/26» é a compilação que reúne alguns dos artistas mais populares que o público elegeu como sendo da sua preferência, numa seleção irresistível de temas que celebram o espírito festivo e a música.

«Portugal a Bailar 25/26» é a banda sonora perfeita para as noites de Verão. Das sonoridades mais tradicionais aos ritmos mais populares e dançáveis, este CD é uma verdadeira representação da alegria de viver... á portuguesa.

O álbum inclui êxitos de artistas como: Quim Barreiros, Ágata, Danito, Toy, Bombocas,  Ruth Marlene, Toka & Dança, Victor Rodrigues, Rebeca, Sérgio Rossi, Sons do Minho, Karyna, Mike da Gaita, Augusto Canário & Amigos, 4 Mens, Eduardo Sant'Ana, Jorge Loureiro, Linda Neto, Fernando Correia Marques, Xavier, Tiago Maroto, Cáudia Nayara e Rita & Daniela.

Para quem não resiste a um bom pé de dança, pode aceitar a nossa proposta, já disponível em todas as plataformas digitais e vamos por «Portugal a Bailar».

A partir das 9h 30m vamos divulgar os 22 temas do Cd e os ouvintes podem ligar para os telefones da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.

Para ouvir o programa na região de Mafra/Lisboa deve sintonizar o 105.6FM e no resto do país e estrangeiro através do link https://www.radios.pt/?page_id 819&=687


 



 

terça-feira, 1 de julho de 2025

O CANTOR LUIS MANUEL NO «DISTO É QUE EU GOSTO » DA RCM

Na edição 1743, de 5 de julho, do programa «Disto é que eu Gosto», da Rádio do Concelho de Mafra, vai ser divulgada a biografia do cantor Luís  Manuel

Desde bebé, mostrou grande interesse pela música. Os amigos ofereciam-lhe caixas de música, ao ponto de ter a cama de grades, rodeada de caixas de música. O mais curioso é que ele sabia qual ia terminar e puxava a corda para não deixar parar.

Aos 3 anos teve um pequeno piano, com músicas gravadas, que depressa ultrapassou, começando a tocar outras músicas. No 5º ano foi a flauta (obrigatório) e a viola. Em 2001, após o falecimento do avô materno herdou a guitarra portuguesa do bisavô da mãe. Vendo o seu grande interesse, vai para o museu do Fado, onde teve/aulas de guitarra portuguesa pelo mestre António Parreira e de canto com António Rocha e Julieta Estrela.

Pouco tempo depois o Mestre Parreira acha que estava muito bem e aconselhou-o  a ir para casas de fado. Andou por várias casas de fado, no Bairro Alto. Deixou o Bairro Alto, por ser muito confuso. Em Alfama tem andado, por várias casas, como « Esquina de Alfama», «Porta de Alfama» (Tininha), Baiúca, «Adega dos Fadistas», «Viela do Fado» ( agora «Cantinho do Fado» e «Morgadinha». Fora do Bairro Alto e Alfama tem tido vários trabalhos, pela Rádio Visão Periférica ( uma rádio online).Todos à volta de Lisboa e Odivelas.

Há cerca de um ano, começou a aprender clarinete pela «Bengala Mágica», situado na Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, onde o residente é o fadista Zé da Câmara. A Bengala Mágica é uma Associação de pessoas cegas de baixa visão.  O piano, viola e guitarra portuguesa começou a tocar de ouvido. Segundo os entendidos tem o ouvido absoluto.

Todos os meses vai ao Café Stella Maris, em Peniche, pela mão do Quim Zé e a pedido do seu amigo Bruno Igrejas. Gravou o seu 1º CD em 2023 e teve como viola do fado Fernando Heleno. A apresentação do CD foi feito no Museu do Fado. Teve o patrocínio do pai e do Museu do Fado. Está no fado há cerca de 25 anos.

Quem quiser falar com o fadista pode ligar, a partir das 10 horas, para os telefones da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 205 ou 261 817206.

Para ouvir o programa na região de Mafra/Lisboa, deve sintonizar o 105.6 FM e no resto do país e estrangeiro através do link https://www.radios.pt/? page_id 819&=687