Na edição 1.710, de 16 de novembro, do programa «Disto é que eu Gosto», da Rádio do Concelho de Mafra, vamos divulgar as tradições de S. Martinho em Portugal.
A celebração do Dia de S. Martinho é uma data que anima os portugueses, no dia 11 de novembro, para recordar uma lenda que remonta ao ano de 337 (século IV) e que teve como cenário a Gália ( a atual França).
Segundo reza a lenda, num dia frio e tempestuoso de outono um soldado romano, de nome Martinho, percorria o seu caminho, montado a cavalo, quando deparou com um mendigo cheio de fome e frio. O soldado, conhecido pela sua generosidade, tirou a capa que envergava e com a espada cortou-a ao meio, cobrindo o mendigo com uma das partes. Mais adiante encontrou outro pobre homem, cheio de frio, oferecendo-lhe a outra metade. Sem capa Martinho continuou a sua viagem ao frio e ao vento quando, de repente e como milagre, o céu se abriu afastando a tempestade. Os raios de sol começaram a aquecer a terra e o bom tempo prolongou-se por cerca de três dias. Desde essa altura, todos os anos, por volta do dia 11 de novembro, surgem esses dias de calor a que se passou a chamar «Verão de S. Martinho».
Em Portugal S. Martinho é, muitas vezes, sinónimo de castanhas assadas! Este é o alimento típico desta época e, no dia de S. Martinho, a família e amigos juntam-se para o chamado magusto a festa em que se assam e comem castanhas.
Quem quiser falar como celebrou o dia de S. Martinho, no dia 11 de novembro, pode ligar a partir das 10 horas, para o telefone da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 206.
Para ouvir o programa, na região de Mafra/Lisboa, deve sintonizar o 105.6 FM e no resto do país e estrangeiro através do link https://www.radios.pt/page_id=819&=687