terça-feira, 13 de novembro de 2018

FADISTAS TÂNIA OLEIRO E MARIA DO CÉU CRISPIM NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Tânia Oleiro e sua mãe Maria do Céu Crispim são as fadistas convidadas para a edição 1404, do programa «Disto é que eu Gosto», de 17 de novembro.

Em 1979 nasceu, em Lisboa, a Tânia Oleiro tendo o Fado como berço, por condição.  Da infância recorda-o cantado pela sua mãe e foi por esses dias que nasceu a sua grande paixão. Ao longo dos anos, foi-se dividindo entre o ensino e o fado, mas, desde cedo que  canta ao lado de nomes consagrados, quer em Portugal quer no estrangeiro.

No ano de 2002 termina a sua licenciatura e decide conciliar as suas duas profissões: a de professora e a de fadista.  Foi convidada para fazer parte do elenco residente das mais prestigiadas Casas de Fado de Lisboa: Marquês da Sé, Páteo de Alfama, Casa de Linhares - Restaurante Bacalhau de Molho, Mesa de Frades e Maria da Mouraria.

Em 2016, depois de no ano anterior a Fundação Amália Rodrigues a ter distinguido como uma promissora voz do fado, convidando-a para a abertura da 10ª Gala Amália Rodrigues, entregou-se de alma e coração à gravação do seu primeiro disco «TERÇOS DE FADO».

No início de 2019 vai ter uma tour de 12 concertos na Áustria e Alemanha e com a preparação do próximo disco.

A sua mãe Maria do Céu Crispim, que também vai estar no estúdio da Rádio do Concelho de Mafra, começou a cantar muito cedo, mas depois de casar prescindiu da carreira em prol da família. Fez muitos espetáculos em Portugal e além fronteiras, sempre acompanhada por belíssimos guitarristas: António Chaínho, Jorge Fontes, Raul Nery, José Luís Nobre da Costa, Francisco Gonçalves, José Maria Nóbrega, Raul Silva, entre tantos outros.

Quem quiser falar com as duas fadistas pode ligar para os telefones da RCM 261 817 205 e 261 817 206.

Para ouvir o programa, em Portugal e no estrangeiro, basta usar o link http://www.rcmafra.pt