terça-feira, 17 de julho de 2018

FADISTA MARGARIDA SOEIRO NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Na edição 1387 do programa «Disto é que eu Gosto», de 21 de julho, a convidada é a fadista Margarida Lourenço Soeiro que nasceu em Lisboa, apesar da sua infância ter sido em Santarém onde estudou e cantou, pela primeira vez, o fado.

Começou por cantar fados da Amália, mas só mais tarde descobriu a beleza dos fados e da voz de Maria Teresa de Noronha.

Margarida Soeiro representa uma das formas mais genuínas  e carismáticas que o fado tem. Primeiro as tertúlias, os grupos de amigos depois as casas de fado, mas aquelas casas de fado onde a canção de Lisboa se canta de uma forma livre e espontânea. O seu repertório revisita alguns dos nomes mais importantes da história do Fado, sejam eles os intérpretes, os poetas e os compositores, defendidos com uma capacidade de interpretação única, sem invenções, de uma forma simples e linear mas tão contagiante, como é a própria canção de Lisboa.

A sua carreira tem sido na área das Ciências Sociais e Humanas, sendo Licenciada em Política Social desde 1988 e Pós- graduada em Acompanhamento Psicológico e Desenvolvimento de Carreira.

Em 2011 foi lançado o CD com o título «MOMENTOS».

Canta, regularmente, na Casa da Mariquinhas, em Alcântara, no entanto passou por algumas das casas emblemáticas de Lisboa como o Senhor Vinho, Embuçado, Os Gordos, Páteo das Cantigas, Tia Ló,  S. Caetano e Nove e Tal.

Atualmente atua na Maria da Mouraria e no Restaurante D. Quitéria.

Quem quiser conversar com a fadista pode ligar para os telefones do estúdio da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte do mundo, basta  usar o link http://www.rcmafra.pt