segunda-feira, 24 de junho de 2013

CONCEIÇÃO AZEVINHEIRO NO «DISTO É QUE EU GOSTO» PARA FALAR DO SEU LIVRO «ERICEIRA»

Maria da Conceição Ferreira Azevinheiro, que nasceu em 1963, na Freguesia de S. Miguel, Concelho de Vila Nova de Poiares, Distrito de Coimbra, é a convidada da edição 1126 do programa «Disto é que eu Gosto», de 29 de junho.

Chegou à Vila da Ericeira, com apenas um mês de idade, onde sempre viveu.

Completou os seus estudos no Instituto Superior de Línguas e Administração de Lisboa onde se licenciou em Turismo.

Trabalha, desde 1985, como guia intérprete nacional sentindo-se muito feliz quando pega no microfone de um autocarro cheio de turistas, portugueses ou estrangeiros, e vai explicando, uma a uma, as belezas de Portugal.

Considera-se jagoza e, por isso, incentivada por outros profissionais do ramo do turismo resolveu escrever um livro, intitulado «ERICEIRA, com muitas fotos, onde fala da vila piscatória, dos seus monumentos, tradições e, especialmente, dos seus habitantes.

Os ouvintes podem conversar com a escritora através dos telefones do estúdio da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.


terça-feira, 18 de junho de 2013

FADISTA ORLANDO FRANCISCO NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Orlando Manuel Francisco, que nasceu na Moita, em 4 de junho de 1962, é o convidado da edição 1125, do programa «Disto é que eu Gosto», de 22 de junho.

O seu pai, empresário de hotelaria, apresentou o filho a António Mourão e ele achou que o menino, com apenas 8 anos, tinha potencial para cantar o fado. Participou, pela primeira vez, num espetáculo de Natal pelas mãos de Maria Eva e Costa Pereira, dois populares radialistas, na altura, do Rádio Clube Português.

Foi aluno do Colégio Militar e quando tinha 17 anos de idade foi, com alguns colegas, ouvir o fado ao Solar da Hermínia. Um colega pediu a Hermínia que deixasse cantar o Orlando Francisco e foi, assim, que tudo começou, passando a atuar, regularmente, na casa de fado da Hermínia, no Bairro Alto, em Lisboa. Cantou, depois, noutras casas lisboetas com conhecidos fadistas como o Vasco Rafael, Fernando Maurício, Fernanda Maria, Carlos Zel, Manuel de Almeida e tantos outros.

Parou de cantar, durante alguns anos, devido à sua carreira na aviação civil, como Piloto de Linha Aérea. Regressou em 2005 integrado no Grupo de Guitarras de Fado da Figueira da Foz. Tem cantado no país e no estrangeiro destacando-se o trabalho com Mário Rui guitarrista radicado no Brasil e residente em S. Paulo.

Orlando Francisco que reside, atualmente, em Vale de Cambra, continua a voar e a cantar o fado.

A partir das 9 horas irá falar, mais em pormenor, da sua vida artística e serão divulgados alguns fados do seu trabalho discográfico com o título genérico de «FADOS PARA SEMPRE».

Quem quiser conversar com o convidado poderá utilizar os telefones do estúdio da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.


segunda-feira, 10 de junho de 2013

CANTOR LUÍS SAMOUCO NO «DISTO É QUE EU GOSTO»


O jovem Luís Samouco, que nasceu em Lisboa no dia 26 de março de 1994, é o convidado da edição 1124, do programa «Disto é que eu Gosto», de 15 de junho.

Em pequeno a música era um campo que não o atraía, mas aos poucos começa a cantar e apercebe-se de que isso o fazia sentir feliz. Quando soube que o seu primo ia casar, tinha então 13 anos de idade, decidiu fazer-lhe uma surpresa e, durante meses, ensaiou a música de Jorge Palma «Encosta-te a mim» para cantar no casamento. Aos 14 anos inicia as aulas de guitarra lecionadas na escola básica (9º ano), mas estava longe de imaginar que a guitarra iria ser uma companheira eterna. Aos 16 anos dá início às aulas  de canto com Lucília Jesus, soprano no coro da Gulbenkian. Aos poucos vai limando as «arestas» deste instrumento tão importante que é a voz. Estar com o público e interagir com as pessoas é para ele uma alegria e uma experiência fantástica. A música não é apenas cantar é partilhar e comunicar com as pessoas fazendo-as sentir tão bem como ele.

«Pontos Cardeais» é o primeiro álbum da sua autoria. Editado a 17 de dezembro de 2012 este «single» tem os temas «Amor», «A cidade» , «Força Divina» e «Pássaro livre». As letras tiveram, na sua maioria, inspiração em lugares que conhece, de realidades da vida e da natureza.

Atualmente é estudante universitário e com tão pouco tempo e tanta correria tenta ao máximo conciliar a faculdade com as aulas de canto, ensaios, espetáculos, etc..., o que não é nada fácil ! A sua vida é uma azáfama e nem nas férias pára ! No entanto, é no amor que tem pela música, que encontra forças e motivação para não baixar os braços.

Luís Samouco levará para a entrevista a sua guitarra para tocar e cantar ao vivo algumas canções.

Os ouvintes podem conversar com o jovem cantor através dos telefones do estúdio da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.



segunda-feira, 3 de junho de 2013

«PENSÃO FLOR» NO «DISTO É QUE EU GOSTO»


A vocalista Vânia Couto e o guitarrista Tiago Curado Almeida são os convidados da edição 1123, do programa «Disto é que eu Gosto», de 8 de junho.

Os dois artistas pertencem à «Pensão Flor» que é um projeto de Coimbra que consiste num encontro de diversos músicos com diferentes experiências que bebe, também, algumas influências nas músicas de outros continentes.

Vânia Couto nasceu em Espinho, em 1985, sendo convidada, em 2012, para dar voz á »Pensão Flor».

Tiago Almeida iniciou-se, aos 12 anos de idade, na música com o estudo de guitarra clássica e é com a «Pensão Flor» que se estreia no campo da escrita e da composição de canções.

A partir das 9 horas os ouvintes vão ficar a conhecer, em pormenor, o que é a «Pensão Flor» e serão divulgados vários temas do novo trabalho discográfico.

Quem quiser conversar com os dois convidados poderão utilizar os telefones do estúdio da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.