quinta-feira, 29 de janeiro de 2009


TRÊS HORAS SÓ COM MÚSICA VARIADA

No próximo Sábado, dia 31 de Janeiro, excepcionalmente, o espaço que costuma ser ocupado com o «Disto é que eu Gosto», das 8 às 11 horas, será totalmente preenchido com uma selecção de música tradicional portuguesa.
Desta vez não haverá palavras, mas muita música que, certamente, será do agrado dos habituais ouvintes do programa mais antigo da RCM.
No dia 7 de Fevereiro o «Disto é que eu Gosto» regressará ao esquema normal.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009


FRANCISCO NAIA VAI CANTAR AO VIVO NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

O primo da popular cançonetista Tonicha, Francisco Naia, aceitou o convite para estar na edição 896, de 24 de Janeiro, do programa «Disto é que eu Gosto».
O artista alentejano, que é licenciado em Filologia Germânica, exerce funções de professor do ensino secundário, em Almada. Quando esteve em Angola organizou e participou em vários espectáculos, cantando temas de José Afonso, de que foi aluno, bem como de Adriano Correia de Oliveira, Luis Cília e outros da sua autoria.
Como solista iniciou-se no canto com canções napolitanas, música de filmes, música tradicional, baladas e fados de Coimbra.
Foi sócio fundador da Associação José Afonso, da Associação Alma Alentejana, em Almada, e do Centro de Estudos Documentais do Alentejo.
Durante o programa irá cantar ao vivo acompanhado à viola por José Carita, que é também o maestro do Grupo Coral da Universidade Sénior de Mafra.
Das 9 às 11 horas será divulgado o seu novo trabalho discográfico com o título genérico «De Sol a Sul».
Os ouvintes vão ter disponíveis os dois telefones do estúdio 261 817 205 e 261 817 206 para poderem participar no programa.

sábado, 17 de janeiro de 2009



KATIA GUERREIRO CONVIDADA ESPECIAL DA RCM

A fadista Katia Guerreiro esteve no programa «Disto é que eu Gosto», de 17 de Janeiro, na Rádio do Concelho de Mafra.
Das 9 às 11 horas falou da sua vida artística e divulgou o seu novo CD que tem o título genérico de «FADO».
Katia foi nomeada membro do Parlamento Europeu da Cultura e é reconhecida como uma notável embaixadora da música portuguesa.
Em Fevereiro de 2006 recebeu o prémio Personalidade Feminina 2005 disputado pelos nomes mais importantes do panorama musical português. O público que a elegeu considerou-a «uma das mais bonitas vozes da actualidade, aliada a uma invulgar capacidade vocal».
Durante o programa foram recebidos dois telefonemas do estrangeiro. Um de França, do poeta Rogério do Carmo, que é colaborador da Rádio Alfa, de Paris, e outro de Nelson Baptista, que tem sempre Mafra no coração e reside, actualmente, em Filadélfia, nos Estados Unidos da América.
Quando terminou o «Disto é que eu Gosto» a ouvinte e professora Fátima Caracol, de Mafra, entregou um ramo de flores à jovem médica e fadista.
Katia Guerreiro cantou e encantou tendo prometido voltar à Rádio do Concelho de Mafra quando tiver novo trabalho discográfico.


segunda-feira, 12 de janeiro de 2009


A JOVEM MÉDICA E FADISTA KATIA GUERREIRO VAI ESTAR NA RCM

A fadista e médica Katia Guerreiro, que nasceu no dia 23 de Fevereiro de 1976, na África do Sul, é a convidada da edição 895, de 17 de Janeiro, do programa «Disto é que eu Gosto».
A jovem artista divide a sua vida entre as paixões pela música e pela medicina. É uma das mais internacionais fadistas portuguesas. O seu fado caracteriza-se por uma grande riqueza lírica, cantando escritores portugueses contemporâneos, com destaque para António Lobo Antunes.
Foi a mandatária da Juventude da candidatura do Professor Aníbal Cavaco Silva à Presidência da República para as eleições de 2006.
Katia Guerreiro já deu concertos por todo o mundo, em locais tão diversos como o Japão, Marrocos, Turquia, França, Holanda, Nova Caledónia, Suécia, Brasil, Bulgária, Macau, Rússia, Espanha, Bélgica, Inglaterra, Suiça, Noruega, Polónia, Grécia, Coreia do Sul, Itália, Índia e o Egipto.
A partir das 9 horas irá ser divulgado o seu novo trabalho discográfico com o título genérico «Fado», que está a ser um êxito.
Os dois telefones do estúdio da RCM 261 817 205 e 261 817 206 estarão disponíveis para que os ouvintes possam também conversar, em directo, com Katia Guerreiro.

domingo, 4 de janeiro de 2009


FREI E VICENTE NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Frei e Vicente Nascimento, que nasceu na Madeira em 1943, é o convidado da edição 894, do programa «Disto é que eu Gosto», de 10 de Janeiro.
O artista veio estudar para Braga, no continente, quando tinha 14 anos e cresceu, num ambiente sadio e franciscano, fascinado pelo Trovador de Assis.
Muito cedo evidencia qualidades vocais e começa a ser convidado para interpretar solos de canto gregoriano e de Música Polifónica. Mais tarde decide enveredar pela actividade de professor de música, mas o seu sonho era o de compor e interpretar, idealizando uma carreira a solo.
Em 1976 edita o seu 1º álbum com as notáveis «Canções de Bem-Querer» que marca o aparecimento de Odette de Saint-Maurice na sua vida.
A partir das 9 horas Frei e Vicente irá divulgar o seu novo trabalho discográfico, de 20 canções, com o título genérico de «Mensagem de Assis - Na rota dos princípios», com uma dedicatótoria especial a Rui Miguel, seu sobrinho e afilhado, que aos trinta e um anos disse adeus à sua existência.
Inspirando-se na música tradicional de raiz popular Vicente não pactua com êxitos fáceis ou de momento. Prossegue serenamente a sua carreira escrevendo canções sem tempo.
Quem quiser conversar com o artista madeirense poderá utilizar os dois telefones do estúdio da RCM 261 817 205 e 261 817 206.