domingo, 23 de novembro de 2008


CORONEL JOÃO ORMONDE MENDES,COMANDANTE DA EPI,NA RCM

O Comandante da Escola Prática de Infantaria, coronel João Manuel Ormonde Mendes, é o convidado da edição 888, de 29 de Novembro, do programa «Disto é que eu Gosto», da Rádio do Concelho de Mafra.
A partir das 9 horas o coronel Mendes, que nasceu em Santa Cruz - Praia da Vitória - Açores, irá falar, em pormenor, das actividades desenvolvidas na Casa - Mãe da Infantaria que começou a comandar no dia 28 de Agosto, deste ano.
Em 2000 assumiu as funções de Conselheiro Militar, na Delegação de Portugal, junto da NATO, cumulativamente com as de Conselheiro Militar na Representação Permanente de Portugal na União Europeia, em Bruxelas. Em meados de 2003 foi colocado no Estado-Maior do Exército como Chefe da Repartição de Planeamento de Forças da Divisão de Planeamento e Programação. Em Fevereiro de 2oo4 tomou posse do cargo de Perito Nacional Destacado na Agência Europeia de Defesa da União Europeia, em Bruxelas.
Antes de ser nomeado para o comando da EPI exerceu funções de Adjunto do General Chefe do Estado-Maior do Exército.
Da sua folha de serviço constam diversas condecorações e louvores.
Quem quiser participar na conversa só tem que ligar para um dos dois telefones do estúdio da RCM 261 817 205 e 261 817 206.


terça-feira, 18 de novembro de 2008


ALUNOS DO CONCELHO DE MAFRA TRIUNFAM NO PARLAMENTO EUROPEU

A Escola Secundária José Saramago, de Mafra, esteve, este ano, a representar Portugal na Final Internacional - Euroescola realizada, no dia 24 de Outubro, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo (França).
Para a edição 887, do programa « Disto é que eu Gosto», de 22 de Novembro, foram convidados os alunos Joana Faustino ( classificada em 1º lugar no Eurogame), Ana Calhandro ( Porta-voz da Escola), Gonçalo Charneca ( Porta-voz eleito da 1ª Comissão «Democracia e Futuro») e Fátima Campos, que vão estar acompanhados pelos professores dinamizadores do projecto Paulo Santos e Maria José Madaíl, bem como um elemento do Conselho Executivo.
No concurso participaram 22 países, num total de 137 equipas constituídas por 570 alunos, dos restantes países da União Europeia.
Os ouvintes, como habitualmente, poderão entrar na conversa através dos dois telefones do estúdio da RCM 261 817 205 e 261 817 206.


segunda-feira, 10 de novembro de 2008


FERNANDO NOBRE,FUNDADOR E PRESIDENTE DA AMI,NA RCM

O Presidente e fundador da AMI, Fernando José de La Vieter Ribeiro Nobre, é o convidado da edição 886 do «Disto é Que Eu Gosto», de 15 de Novembro.
Fernando Nobre nasceu em Luanda, em 1951, é casado e tem 4 filhos.
Possui a licenciatura em Medicina e Cirurgia pela Universidade Livre de Bruxelas e é especialista em cirurgia geral e em urologia.
A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em 2001, conferiu-lhe o título de Doutor Honoris Causa e recebeu o primeiro prémio da Associação Europeia de Urologia em conjunto com outro cientista estrangeiro. Foi membro da Comissão de Honra e Comissão Política da candidatura presidencial do Dr. Mário Soares, nas Presidenciais de 2006.
No dia 31 de Maio de 1991 o Presidente da República, Dr. Mário Soares, atribui-lhe a condecoração de Grande - Oficial da Ordem de Mérito. Possui, também, a Grande Cruz da Ordem Diocesana de S. Tomé e a Medalha de Ouro da Assembleia da República Portuguesa.
Proferiu dezenas de conferências, foi autor de vários prefácios e escreveu muitos livros com destaque para a sua última obra, lançada este ano na Vila da Ericeira, com o título «GRITOS CONTRA A INDIFERENÇA».
Iniciou a sua actividade humanitária com os Médecins Sans Frontiéres França, em 1979, tendo posteriormente ( 1981 ) ajudado a dinamizar os Médecins Sans Frontiéres Bélgica de que foi administrador de 1982 a 1983.
Fundador e Presidente da AMI - Fundação Assistência Médica Internacional - desde a sua fundação em 5 de Dezembro de 1984 com intervenção humanitária em 63 países em todos os continentes e 13 centros sociais em Portugal para apoiar os mais carenciados e os sem - abrigo.
Desde 1981 participou como médico cirurgião em mais de 200 missões de estudo, de coordenação e de assistência médico - cirúrgica humanitária pelos MSF e pela AMI em cerca de 70 países de todos os continentes.
Com um convidado tão especial é quase certo que os dois telefones do estúdio da RCM 261 817 205 e 261 817 206 irão receber várias chamadas.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

DOIS ACORDEONISTAS DO CONCELHO DE MAFRA VÃO SER HOMENAGEADOS

Os acordeonistas António Carvalho e Adelino Plácido, ambos da Freguesia de Mafra,que vão ser homenageados, são os convidados da edição 885 do programa «Disto é que eu Gosto», de 8 de Novembro.
A homenagem irá ter lugar, no próximo dia 16 de Novembro, às 15 horas, no Festival de Acordeão a levar a efeito no Salão de Festas do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Montelavar, no Concelho de Sintra.
Para além dos 14 acordeonistas que irão participar no Festival está prevista, também, a actuação da Rainha do Acordeão Eugénia Lima.
A receita do espectáculo reverterá a favor da construção de uma estátua, em Mafra, do papa português João XXI.
Os ouvintes, como habitualmente, podem entrar na conversa através dos dois telefones do estúdio da RCM 261 817 205 e 261 817 206.
Os acordeonistas Carvalho e Plácido irão tocar, ao vivo, das 9 às 11 horas.

domingo, 2 de novembro de 2008

PADRE VITOR MELÍCIAS FALOU EM MAFRA SOBRE A VIDA E OBRA DO ÚNICO PAPA PORTUGUÊS JOÃO XXI

Na tarde de 1 de Novembro teve lugar, na Igreja de Santo André, na Vila de Mafra,a anunciada conferência proferida pelo Padre Victor Melicias sobre « A Vida e Obra do papa João XXI».
Quem quiser ver o filme sobre o acontecimento é só clicar em
http://tvpinheiro-noticias.blogspot.com/