sábado, 27 de setembro de 2008

VAI COMEÇAR O ANO LECTIVO NA UNIVERSIDADE SÉNIOR DE MAFRA

A Universidade Sénior de Mafra ( USEMA ), que está instalada no Quartel dos Bombeiros Voluntários, vai iniciar o ano lectivo no próximo dia 13 de Outubro.
Todas as pessoas com mais de 50 anos que queiram aprender, ensinar, partilhar conhecimentos, experiências e conviver, têm agora um espaço próprio.
Se souber ler e escrever poderá frequentar a universidade e não será submetido a testes, pontos ou qualquer outra forma de avaliação.
Na edição 88o, do programa «Disto é que eu Gosto», serão convidados o psicólogo Artur Franco Henriques e o Engenheiro António Varanda,membros da Comissão Instaladora da USEMA, que irão falar das actividades, na Universidade Mafrense, durante o próximo ano lectivo de 2008 - 2009.
Os ouvintes poderão participar na conversa através dos dois telefones do estúdio da RCM 261817205 e 261817206.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

ANTÓNIO CURTO VAI FALAR NA RCM SOBRE OS PASSEIOS DE CHARRETE

Na Vila de Mafra há, agora, uma nova atracção turística. São os passeios de charrete puxados a cavalo.
trata-se de uma iniciativa de António Bento Curto que é o convidado da edição 879, de 27 de Setembro, do programa «Disto é que eu Gosto».
Bento Curto irá falar, em pormenor, sobre esses passeios e, também, de cavalos, bem como das aulas de equitação ministradas, no Casal Outeiro, nos arredores de Mafra.
Os ouvintes, como habitualmente, podem participar na conversa através dos dois telefones do estúdio da RCM 261 817 205 e 261 817 206.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

MAIS UMA VEZ NA RCM O ACORDEONISTA FRANCISCO MAIS BATISTA

A Rádio do Concelho de Mafra vai acolher, pela segunda vez, o jovem acordeonista Francisco Maia Batista que gravou o seu 1º CD com apenas 10 anos de idade.
O pequeno artista, que é natural do Fernandinho, Concelho de Torres Vedras, é o convidado especial da edição 878, do «Disto é que eu Gosto», de 20 de Setembro.
O Francisco participou num Festival de Acordeão realizado no dia 14 de Outubro, do ano findo, na Encarnação, de homenagem a Eugénia Lima e faz parte da tocata do Rancho Folclórico da Colaria onde a sua mãe, Célia Maia Batista, dança.
Os dois telefones do estúdio da RCM 261 817 205 e 261 817 206 estarão disponíveis para as intervenções dos ouvintes.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

JOVEM ACORDEONISTA CAROLINA CRUZ NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Carolina Cruz nasceu no Pinhal Novo, Concelho de Palmela, há 17 anos. Por volta dos 5 anos começou a aprender música, primeiro órgão e depois acordeão.
A convidada para a edição 877, de 13 de Setembro, do programa «Disto é que eu Gosto», frequenta, actualmente, o 12º ano na Escola Secundária de Pinhal Novo e abrilhanta bailes, com o seu acordeão, desde os 14 anos.
No ano findo organizou o 1º Encontro de Acordeonistas do Rancho Folclórico de Poceirão estando já previsto o 2º Festival para o próximo dia 31 de Outubro.
A partir das 9 horas Carolina Cruz irá falar da sua vida artística e tocará ao vivo alguns dos temas do seu vasto repertório que já estão incluidos no primeiro trabalho discográfico que vai ser lançado brevemente.
Como habitualmemte os ouvintes podem participar na conversa através dos dois telefones do estúdio da RCM 261 817 205 e 261 817 206.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

VISITA AO TÚMULO DE JOÃO XXI NA CATEDRAL DE VITERBO

Na manhã de 28 de Agosto os 59 peregrinos das Paróquias de Mafra, S. Miguel de Alcainça e Belas visitaram a Catedral de S. Lourenço, na cidade medieval italiana de Viterbo, onde está sepultado o único papa português.
No século XVI, durante os trabalhos de reconstrução do templo, os restos mortais de João XXI foram trasladados para um modesto túmulo, mas em 28 de Março de 2000, através do contributo da Câmara Municipal de Lisboa, então presidida por João Soares, o mausoléu foi colocado, a título definitivo, junto do altar - mor, no lado do Evangelho.
O pároco de Mafra, padre Luis Barros, coadjuvado pelo diácono Pedro Oliveira e acolitado por alguns seminaristas, celebrou a Eucaristia, na catedral, com cânticos acompanhados pelo órgão.
No fim da Missa todos os peregrinos, que fazem parte da Comissão de Honra de Homenagem ao Pontífice Português, juntaram-se na escadaria do templo para a chamada fotografia de «família».

terça-feira, 2 de setembro de 2008

FESTA NA CHARNECA «ALDEIA DA ROUPA BRANCA» NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Neste primeiro fim-de-semana de Setembro a povoação da Charneca, na Freguesia da Venda do Pinheiro, agora designada por « Aldeia da Roupa Branca », vai estar em festa.
Haverá uma Feira de Artesanato e Velharias, bem como um espaço dedicado às crianças, intitulado « Aldeia da Roupa Branca Infantil», com passeios de burros, para além de outras surpresas.
Para divulgar a referida festa, na terra natal da popular artista Beatriz Costa, vão estar na edição 876, do «Disto é que eu Gosto», de 6 de Setembro, Nunes Forte e outros membros da Comissão Organizadora dos Festejos.
Como já é hábito os ouvintes poderão participar no programa através dos dois telefones do estúdio da RCM 261 817 205 e 261 817 206.